O presente trabalho foi realizado com professores do Ensino Fundamental I e II, de uma Escola Municipal da cidade de Cuité/PB e objetivou-se investigar como os professores compreendem o ensino e aprendizagem das operações básicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, propomos algumas questões discursivas e objetivas a professores do 4° e 5° ano Fundamental e questões discursivas para um professor do 6º ano. Com relação à análise das repostas dadas pelos professores do 4° e 5° ano, pode-se observar que o docente defende que os métodos utilizados por ele em sala de aula são eficazes no ensino das operações básicas, porém relatam que a falta de atenção dos alunos e de compreensão em problemas dificultam o trabalho em sala de aula. Em contrapartida, o professor do 6° ano relatou que o conhecimento das operações básicas apresentado pelos alunos quando ingressam no Ensino Fundamental II não são satisfatórios, e apontam que dificuldades com as operações de multiplicação, de divisão e em interpretação textual dificultam que os alunos compreendam conteúdos dos anos posteriores. Levando em consideração que processo de ensino e aprendizagem é bastante complexo e que os estudos de determinados conteúdos não se encerram com o ano letivo, consideramos que os professores de Matemática precisam retomar o ensino das operações no Ensino Fundamental II.