Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMANDO LEITORES NO RITMO CORDEL

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL;, PRÁTICAS DE LEITURA;, EJA. Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22005
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1510
    "inscrito_id" => 6186
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMANDO LEITORES NO RITMO CORDEL"
    "resumo" => "Resumo: A realização deste trabalho é parte de uma pesquisa que investiga as práticas de leitura de cordel na EJA, tendo em vista a formação de leitores críticos. Este estudo foi centrado na pesquisa-ação durante o período de estágio realizado na turma de 7ª série da Eja na escola Noel Alves de Oliveira. O estudo foi centrado também na investigação de estratégias e práticas que podem ser trabalhadas para que os alunos passem a se interessar pelos livros. A análise sobre as práticas de leitura para a formação leitora na EJA foi baseada nas reflexões de Marcuschi (1985), Freire (1996) e Kleiman (2008). Sobre a literatura de cordel potencializa os alunos da Eja, utilizamos os estudos de Silva (1998), Solé (1998), Pinheiro e Marinho (2012). Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação de base qualitativa, tendo instrumento à pesquisa bibliográfica, observação de aulas e intervenção pedagógica com leitura de poesias cordelistas. Os resultados mostraram que é possível construir atitudes críticas e reflexivas a respeito do ensino e aprendizagem, entretanto, a literatura de cordel é um importante recurso pedagógico a ser usado como incentivo à leitura, facilitando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL;, PRÁTICAS DE LEITURA;, EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID6186_15082016005157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIZA ALVES GADELHA"
    "autor_nome_curto" => "VALDIZA ALVES"
    "autor_email" => "provalvip@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22005
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1510
    "inscrito_id" => 6186
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMANDO LEITORES NO RITMO CORDEL"
    "resumo" => "Resumo: A realização deste trabalho é parte de uma pesquisa que investiga as práticas de leitura de cordel na EJA, tendo em vista a formação de leitores críticos. Este estudo foi centrado na pesquisa-ação durante o período de estágio realizado na turma de 7ª série da Eja na escola Noel Alves de Oliveira. O estudo foi centrado também na investigação de estratégias e práticas que podem ser trabalhadas para que os alunos passem a se interessar pelos livros. A análise sobre as práticas de leitura para a formação leitora na EJA foi baseada nas reflexões de Marcuschi (1985), Freire (1996) e Kleiman (2008). Sobre a literatura de cordel potencializa os alunos da Eja, utilizamos os estudos de Silva (1998), Solé (1998), Pinheiro e Marinho (2012). Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação de base qualitativa, tendo instrumento à pesquisa bibliográfica, observação de aulas e intervenção pedagógica com leitura de poesias cordelistas. Os resultados mostraram que é possível construir atitudes críticas e reflexivas a respeito do ensino e aprendizagem, entretanto, a literatura de cordel é um importante recurso pedagógico a ser usado como incentivo à leitura, facilitando o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL;, PRÁTICAS DE LEITURA;, EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID6186_15082016005157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDIZA ALVES GADELHA"
    "autor_nome_curto" => "VALDIZA ALVES"
    "autor_email" => "provalvip@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: A realização deste trabalho é parte de uma pesquisa que investiga as práticas de leitura de cordel na EJA, tendo em vista a formação de leitores críticos. Este estudo foi centrado na pesquisa-ação durante o período de estágio realizado na turma de 7ª série da Eja na escola Noel Alves de Oliveira. O estudo foi centrado também na investigação de estratégias e práticas que podem ser trabalhadas para que os alunos passem a se interessar pelos livros. A análise sobre as práticas de leitura para a formação leitora na EJA foi baseada nas reflexões de Marcuschi (1985), Freire (1996) e Kleiman (2008). Sobre a literatura de cordel potencializa os alunos da Eja, utilizamos os estudos de Silva (1998), Solé (1998), Pinheiro e Marinho (2012). Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação de base qualitativa, tendo instrumento à pesquisa bibliográfica, observação de aulas e intervenção pedagógica com leitura de poesias cordelistas. Os resultados mostraram que é possível construir atitudes críticas e reflexivas a respeito do ensino e aprendizagem, entretanto, a literatura de cordel é um importante recurso pedagógico a ser usado como incentivo à leitura, facilitando o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.