A literatura de cordel conquista a atenção pelo fato de carregar consigo uma das variantes linguísticas que se faz presente no discurso do homem nordestino/camponês, bem como a ausência dessa literatura nos livros didáticos e, consequentemente em sala de aula. Assim, este artigo tem como objetivo refletir a importância da literatura popular – cordel – na formação do aluno como leitor crítico, uma vez que essa literatura se encontra inserida no próprio cotidiano dos estudantes. Nessa perspectiva, buscou-se embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Melo (1982) e Luyten (1992) que abordam desde a importância doensino dos gêneros textuais até a literatura popular em sala de aula. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste artigo, com revisão bibliográfica sobre o tema, e analisamos o trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB. O trabalho consistiu na abordagem do cordel em aulas de Língua Portuguesa no ano de 2015, através do livro “Dez cordéis num cordel só”, de Antonio Francisco publicado em 2012. Foi possível perceber maior envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas com o cordel, bem como no interesse pelo texto literário e no desenvolvimento da oralidade e da escrita.