MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO DE SAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21408 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3530 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO DE SAL" "resumo" => "Esse trabalho resulta de uma ação de extensão intitulada Caminhos do Sal: Formação e capacitação de agentes ambientais nos municípios da Costa Branca (Litoral Setentrional do RN), esta parte inicial do projeto tem como enfoque a cidade de Macau-RN que objetivamos trabalhar com uma instituição da rede de ensino e levar para os alunos o conhecimento das atividades salineiras, assim mostramos aos alunos e consequentemente toda comunidade, a importância da produção do sal para o desenvolvimento econômico do município e como isso influenciou diretamente no aspecto cultural e da identidade da população que está situada no litoral setentrional do Rio Grande do Norte, essas atividades salineiras tem grande representatividade para o município, sendo assim responsável por grande parte da economia do estado, com isso, observamos a necessidade de contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos e valorização dos fatos históricos. Nessa perspectiva, trabalhamos com a Escola Estadual Clara Tetéo (Macau-RN) levando os alunos a um processo de ensino aprendizagem intenso que consistiu em: aulas de campo que envolveu pesquisa, registros fotográficos, relatos e discussões provenientes da temática, com a finalidade de envolver as disciplinas regulares do ensino médio, provocando o dinamismo de forma multidisciplinar. Com esse embasamento, percebe-se então a importância que esse projeto possui para as escolas e por ser uma proposta de extensão universitária, consequentemente enaltece o aperfeiçoamento e conhecimento dos alunos envolvidos no projeto que só tendem a amadurecer e entender a relação e o compromisso que a universidade com a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PRODUÇÃO DE SAL, VALORIZAÇÃO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1132_19082016175848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROL SOUZA" "autor_email" => "anacarolinedamasceno@hotm" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21408 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3530 "inscrito_id" => 1132 "titulo" => "MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO DE SAL" "resumo" => "Esse trabalho resulta de uma ação de extensão intitulada Caminhos do Sal: Formação e capacitação de agentes ambientais nos municípios da Costa Branca (Litoral Setentrional do RN), esta parte inicial do projeto tem como enfoque a cidade de Macau-RN que objetivamos trabalhar com uma instituição da rede de ensino e levar para os alunos o conhecimento das atividades salineiras, assim mostramos aos alunos e consequentemente toda comunidade, a importância da produção do sal para o desenvolvimento econômico do município e como isso influenciou diretamente no aspecto cultural e da identidade da população que está situada no litoral setentrional do Rio Grande do Norte, essas atividades salineiras tem grande representatividade para o município, sendo assim responsável por grande parte da economia do estado, com isso, observamos a necessidade de contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos e valorização dos fatos históricos. Nessa perspectiva, trabalhamos com a Escola Estadual Clara Tetéo (Macau-RN) levando os alunos a um processo de ensino aprendizagem intenso que consistiu em: aulas de campo que envolveu pesquisa, registros fotográficos, relatos e discussões provenientes da temática, com a finalidade de envolver as disciplinas regulares do ensino médio, provocando o dinamismo de forma multidisciplinar. Com esse embasamento, percebe-se então a importância que esse projeto possui para as escolas e por ser uma proposta de extensão universitária, consequentemente enaltece o aperfeiçoamento e conhecimento dos alunos envolvidos no projeto que só tendem a amadurecer e entender a relação e o compromisso que a universidade com a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PRODUÇÃO DE SAL, VALORIZAÇÃO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1132_19082016175848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE DAMASCENO SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROL SOUZA" "autor_email" => "anacarolinedamasceno@hotm" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }