LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE CULTURAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21371 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2381 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE CULTURAL" "resumo" => "O livro didático ainda é um dos instrumentos educacionais mais presentes e utilizado no cotidiano de alunos e professores, principalmente, nas escolas públicas, onde o mesmo se configura como o principal, senão, o único suporte de trabalho para muitos docentes subsidiarem suas aulas. Desse modo, a presente comunicação teve como objetivo principal, analisar como as imagens e os conteúdos referentes à temática diversidade cultural estão sendo representadas/abordadas em um livro didático adotado por uma escola do campo localizada em Campina Grande–PB, em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental da disciplina de história. Para tanto buscamos suporte teórico em: Bittencourt (2011), Fernandes; Arroyo (1999), Silva (2011), Moreira; Candau (2007), dentre outros, e ainda em documentos oficiais que versam sobre a temática em estudo, como os Parâmetros Curriculares Nacionais volumes 8 e 10 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. A partir das análises constatamos que o referido livro apresenta algumas lacunas e estigmas no que diz respeito à inserção da diversidade cultural do povo brasileiro e na concepção de educação do campo, abordando de maneira superficial os conteúdos referentes ao povo negro e ainda associando as crianças do campo em sua maioria à práticas rurais rudimentares. Assim, apontaremos ao longo deste artigo algumas sugestões e revisões que consideremos necessárias para o trabalho com as temáticas da diversidade cultural e educação do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_16082016201406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21371 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2381 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE CULTURAL" "resumo" => "O livro didático ainda é um dos instrumentos educacionais mais presentes e utilizado no cotidiano de alunos e professores, principalmente, nas escolas públicas, onde o mesmo se configura como o principal, senão, o único suporte de trabalho para muitos docentes subsidiarem suas aulas. Desse modo, a presente comunicação teve como objetivo principal, analisar como as imagens e os conteúdos referentes à temática diversidade cultural estão sendo representadas/abordadas em um livro didático adotado por uma escola do campo localizada em Campina Grande–PB, em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental da disciplina de história. Para tanto buscamos suporte teórico em: Bittencourt (2011), Fernandes; Arroyo (1999), Silva (2011), Moreira; Candau (2007), dentre outros, e ainda em documentos oficiais que versam sobre a temática em estudo, como os Parâmetros Curriculares Nacionais volumes 8 e 10 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. A partir das análises constatamos que o referido livro apresenta algumas lacunas e estigmas no que diz respeito à inserção da diversidade cultural do povo brasileiro e na concepção de educação do campo, abordando de maneira superficial os conteúdos referentes ao povo negro e ainda associando as crianças do campo em sua maioria à práticas rurais rudimentares. Assim, apontaremos ao longo deste artigo algumas sugestões e revisões que consideremos necessárias para o trabalho com as temáticas da diversidade cultural e educação do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3410_16082016201406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }