Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FRAÇÃO NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO, MATEMÁTICA, FRAÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21543
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1814
    "inscrito_id" => 7292
    "titulo" => "O ENSINO DE FRAÇÃO NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, sob a orientação da professora Mestre Valéria Maria de Lima Borba, na qual tivemos como objetivo geral analisar as dificuldades de trabalhar o ensino de fração nas aulas de Matemática do 4° ano do ensino fundamental. Como específicos de identificar como o professor trabalha o ensino de fração na sala de aula, e compreender a importância de novas metodologias para ensinar o conteúdo de fração nas aulas de matemática. Utilizamos na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, realizada em uma escola da rede pública de ensino, contando com a participação de duas professoras do 4° ano do Ensino Fundamental. Ao longo da elaboração desse artigo, observamos os tabus que ainda existe em relação ao ensino dos conteúdos de fração, após as análises de dados da entrevista feita com as professoras é notória a necessidade de um trabalho mais aprofundado em torno da temática nos Cursos de Formação de Professores, ou na Formação Continuada destacando os conteúdos e atividades em sala de aula, para que contribuam na aprendizagem dos alunos. Portanto vê-se a necessidade de professores capacitados para o ensino/ aprendizagem, simplificando o ensino de frações para que os alunos utilizem esse estudo não só em sala de aula como também no seu dia-a-dia proporcionando uma nova postura no campo educacional, desmistificando a ideia de que fração é um assunto assustador, mal compreendido, e mal aprendido pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, FRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7292_15082016151513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIETE SOARES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "JULIETE SOARES"
    "autor_email" => "julietesoares07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21543
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1814
    "inscrito_id" => 7292
    "titulo" => "O ENSINO DE FRAÇÃO NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, sob a orientação da professora Mestre Valéria Maria de Lima Borba, na qual tivemos como objetivo geral analisar as dificuldades de trabalhar o ensino de fração nas aulas de Matemática do 4° ano do ensino fundamental. Como específicos de identificar como o professor trabalha o ensino de fração na sala de aula, e compreender a importância de novas metodologias para ensinar o conteúdo de fração nas aulas de matemática. Utilizamos na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, realizada em uma escola da rede pública de ensino, contando com a participação de duas professoras do 4° ano do Ensino Fundamental. Ao longo da elaboração desse artigo, observamos os tabus que ainda existe em relação ao ensino dos conteúdos de fração, após as análises de dados da entrevista feita com as professoras é notória a necessidade de um trabalho mais aprofundado em torno da temática nos Cursos de Formação de Professores, ou na Formação Continuada destacando os conteúdos e atividades em sala de aula, para que contribuam na aprendizagem dos alunos. Portanto vê-se a necessidade de professores capacitados para o ensino/ aprendizagem, simplificando o ensino de frações para que os alunos utilizem esse estudo não só em sala de aula como também no seu dia-a-dia proporcionando uma nova postura no campo educacional, desmistificando a ideia de que fração é um assunto assustador, mal compreendido, e mal aprendido pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, FRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7292_15082016151513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIETE SOARES DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "JULIETE SOARES"
    "autor_email" => "julietesoares07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, sob a orientação da professora Mestre Valéria Maria de Lima Borba, na qual tivemos como objetivo geral analisar as dificuldades de trabalhar o ensino de fração nas aulas de Matemática do 4° ano do ensino fundamental. Como específicos de identificar como o professor trabalha o ensino de fração na sala de aula, e compreender a importância de novas metodologias para ensinar o conteúdo de fração nas aulas de matemática. Utilizamos na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, realizada em uma escola da rede pública de ensino, contando com a participação de duas professoras do 4° ano do Ensino Fundamental. Ao longo da elaboração desse artigo, observamos os tabus que ainda existe em relação ao ensino dos conteúdos de fração, após as análises de dados da entrevista feita com as professoras é notória a necessidade de um trabalho mais aprofundado em torno da temática nos Cursos de Formação de Professores, ou na Formação Continuada destacando os conteúdos e atividades em sala de aula, para que contribuam na aprendizagem dos alunos. Portanto vê-se a necessidade de professores capacitados para o ensino/ aprendizagem, simplificando o ensino de frações para que os alunos utilizem esse estudo não só em sala de aula como também no seu dia-a-dia proporcionando uma nova postura no campo educacional, desmistificando a ideia de que fração é um assunto assustador, mal compreendido, e mal aprendido pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.