Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EQUAÇÕES LINEARES, INEQUAÇÕES LINEARES, MODELAGEM MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22061
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 8435
    "titulo" => "PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      Resumo: No mundo atual, é comum depararmos com situações problemas que precisam ser avaliadas com a utilização de ferramentas matemáticas. Porém, muitas vezes não contextualizamos a matemática nas aplicações diárias, desmotivando alunos pelo interesse de aprendê-la. No presente artigo, apresentamos a Programação linear, uma técnica da Pesquisa Operacional, que se caracteriza por uma metodologia dinâmica, e de forma contextualizada auxilia a  matemática na otimização de determinada situação problema do cotidiano. Dessa forma, em caráter introdutório, apresentamos técnicas da aplicação da Programação Linear numa situação real vivida por uma turma de Engenharia Elétrica, com o problema de maximização da produção de energia. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, trazendo para a sala de aula o conteúdo de equações e inequações lineares através da resolução gráfica para os casos envolvendo duas variáveis de decisão. Para os casos em que a resolução gráfica torna-se inviável, ou seja, problemas envolvendo três ou mais variáveis, empregaremos o método simplex que consiste numa análise puramente numérica para se determinar a solução ótima de um problema de Programação Linear. Possibilitando assim uma intervenção crítica e participativa no seu dia-a-dia.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Equações e Inequações Lineares, Modelagem Matemática, Otimização, Programação Linear.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EQUAÇÕES LINEARES, INEQUAÇÕES LINEARES, MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID8435_04082016114716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON PATRICIO BARRETO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON PATRICIO"
    "autor_email" => "edsonpatricio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22061
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 582
    "inscrito_id" => 8435
    "titulo" => "PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      Resumo: No mundo atual, é comum depararmos com situações problemas que precisam ser avaliadas com a utilização de ferramentas matemáticas. Porém, muitas vezes não contextualizamos a matemática nas aplicações diárias, desmotivando alunos pelo interesse de aprendê-la. No presente artigo, apresentamos a Programação linear, uma técnica da Pesquisa Operacional, que se caracteriza por uma metodologia dinâmica, e de forma contextualizada auxilia a  matemática na otimização de determinada situação problema do cotidiano. Dessa forma, em caráter introdutório, apresentamos técnicas da aplicação da Programação Linear numa situação real vivida por uma turma de Engenharia Elétrica, com o problema de maximização da produção de energia. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, trazendo para a sala de aula o conteúdo de equações e inequações lineares através da resolução gráfica para os casos envolvendo duas variáveis de decisão. Para os casos em que a resolução gráfica torna-se inviável, ou seja, problemas envolvendo três ou mais variáveis, empregaremos o método simplex que consiste numa análise puramente numérica para se determinar a solução ótima de um problema de Programação Linear. Possibilitando assim uma intervenção crítica e participativa no seu dia-a-dia.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Equações e Inequações Lineares, Modelagem Matemática, Otimização, Programação Linear.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EQUAÇÕES LINEARES, INEQUAÇÕES LINEARES, MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID8435_04082016114716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON PATRICIO BARRETO ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON PATRICIO"
    "autor_email" => "edsonpatricio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: No mundo atual, é comum depararmos com situações problemas que precisam ser avaliadas com a utilização de ferramentas matemáticas. Porém, muitas vezes não contextualizamos a matemática nas aplicações diárias, desmotivando alunos pelo interesse de aprendê-la. No presente artigo, apresentamos a Programação linear, uma técnica da Pesquisa Operacional, que se caracteriza por uma metodologia dinâmica, e de forma contextualizada auxilia a matemática na otimização de determinada situação problema do cotidiano. Dessa forma, em caráter introdutório, apresentamos técnicas da aplicação da Programação Linear numa situação real vivida por uma turma de Engenharia Elétrica, com o problema de maximização da produção de energia. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, trazendo para a sala de aula o conteúdo de equações e inequações lineares através da resolução gráfica para os casos envolvendo duas variáveis de decisão. Para os casos em que a resolução gráfica torna-se inviável, ou seja, problemas envolvendo três ou mais variáveis, empregaremos o método simplex que consiste numa análise puramente numérica para se determinar a solução ótima de um problema de Programação Linear. Possibilitando assim uma intervenção crítica e participativa no seu dia-a-dia. Palavras-chave: Equações e Inequações Lineares, Modelagem Matemática, Otimização, Programação Linear.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.