Resumo: No mundo atual, é comum depararmos com situações problemas que precisam ser avaliadas com a utilização de ferramentas matemáticas. Porém, muitas vezes não contextualizamos a matemática nas aplicações diárias, desmotivando alunos pelo interesse de aprendê-la. No presente artigo, apresentamos a Programação linear, uma técnica da Pesquisa Operacional, que se caracteriza por uma metodologia dinâmica, e de forma contextualizada auxilia a matemática na otimização de determinada situação problema do cotidiano. Dessa forma, em caráter introdutório, apresentamos técnicas da aplicação da Programação Linear numa situação real vivida por uma turma de Engenharia Elétrica, com o problema de maximização da produção de energia. A investigação recorreu a uma metodologia qualitativa, trazendo para a sala de aula o conteúdo de equações e inequações lineares através da resolução gráfica para os casos envolvendo duas variáveis de decisão. Para os casos em que a resolução gráfica torna-se inviável, ou seja, problemas envolvendo três ou mais variáveis, empregaremos o método simplex que consiste numa análise puramente numérica para se determinar a solução ótima de um problema de Programação Linear. Possibilitando assim uma intervenção crítica e participativa no seu dia-a-dia.
Palavras-chave: Equações e Inequações Lineares, Modelagem Matemática, Otimização, Programação Linear.