Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem como proposta trazer algumas discussões sobre os processos de formação vivenciados por professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino na cidade do Rio de Janeiro. É parte integrante de uma pesquisa de Mestrado concluída que foi desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em meio a tantos outros saberes, a experiência do trabalho docente é percebida como elemento de formação capaz de valorizar o papel dos saberes adquiridos na prática. Compreendendo a vida cotidiana como território privilegiado do saber, optei por buscar a fundamentação teórica e metodológica em pesquisadores que procuram aproximar a educação da vida, apontando num processo de interação e interlocução possibilidades interpretativas do saber-fazer docente. Apresento narrativas (auto) biográficas de professoras alfabetizadoras buscando compreender o modo como foram se construindo alfabetizadoras na experiência com o trabalho alfabetizador, principalmente como viveram o movimento de mudança conceitual em termos de alfabetização, acontecida em nosso país no final da década de 80 e início da década de 90 com a chegada da Psicogênese da Língua Escrita. Portanto, no presente estudo, as histórias de vida de professoras alfabetizadoras são compreendidas como alavanca para o conhecimento.

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