MATEMÁTICA NO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE SOBRE O SABER MATEMÁTICO DE ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS/PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21386 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1578 "inscrito_id" => 8140 "titulo" => "MATEMÁTICA NO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE SOBRE O SABER MATEMÁTICO DE ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS/PB" "resumo" => "Levados pelo discurso atual favorável à inclusão no ambiente escolar, todos os estudantes são convidados a comungar de um mesmo espaço. No campo político, algumas medidas passaram a ser tomadas, como a aprovação da Lei da LIBRAS e a garantia da presença de intérpretes de LIBRAS nas escolas, ambas em favor dos educandos surdos. Dentre as barreiras enfrentadas no ensino e aprendizagem dos surdos em situação de educação inclusiva, no nosso caso relativas ao ensino da Matemática, destacamos o fato de que a comunicação continua sendo um grande impasse para um ensino de boa qualidade. A presente pesquisa objetiva analisar o saber matemático de alunos surdos matriculados em salas de aula regulares do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede de Ensino Pública Municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para isto, foram aplicados dois testes matemáticos com questões ancoradas nas habilidades e competências que um aluno do 9º ano deve demonstrar ao final do 4º ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental. Para a realização da análise de dados, nos debruçamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática e constatamos que o saber matemático dos alunos pesquisados se reduz a um princípio de contagem bem estruturado, mas não muito vasto e a duas operações fundamentais da Matemática: adição e multiplicação. Tal constatação nos faz refletir sobre as práticas de ensino na educação inclusiva nas escolas, mostrando que, na prática, as propostas educacionais de inclusão quase que ignoram as leis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, ALUNOS SURDOS, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8140_15082016100638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA MARAIZA DE SOUZA VITALINO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA MARAIZA" "autor_email" => "maraizavitalino@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21386 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1578 "inscrito_id" => 8140 "titulo" => "MATEMÁTICA NO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE SOBRE O SABER MATEMÁTICO DE ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS/PB" "resumo" => "Levados pelo discurso atual favorável à inclusão no ambiente escolar, todos os estudantes são convidados a comungar de um mesmo espaço. No campo político, algumas medidas passaram a ser tomadas, como a aprovação da Lei da LIBRAS e a garantia da presença de intérpretes de LIBRAS nas escolas, ambas em favor dos educandos surdos. Dentre as barreiras enfrentadas no ensino e aprendizagem dos surdos em situação de educação inclusiva, no nosso caso relativas ao ensino da Matemática, destacamos o fato de que a comunicação continua sendo um grande impasse para um ensino de boa qualidade. A presente pesquisa objetiva analisar o saber matemático de alunos surdos matriculados em salas de aula regulares do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede de Ensino Pública Municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para isto, foram aplicados dois testes matemáticos com questões ancoradas nas habilidades e competências que um aluno do 9º ano deve demonstrar ao final do 4º ciclo de aprendizagem do Ensino Fundamental. Para a realização da análise de dados, nos debruçamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática e constatamos que o saber matemático dos alunos pesquisados se reduz a um princípio de contagem bem estruturado, mas não muito vasto e a duas operações fundamentais da Matemática: adição e multiplicação. Tal constatação nos faz refletir sobre as práticas de ensino na educação inclusiva nas escolas, mostrando que, na prática, as propostas educacionais de inclusão quase que ignoram as leis." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, ALUNOS SURDOS, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID8140_15082016100638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA MARAIZA DE SOUZA VITALINO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA MARAIZA" "autor_email" => "maraizavitalino@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }