Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE GOWIN NO APRENDIZADO DE CONCEITOS FÍSICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, DIAGRAMA DE GOWIN, ATIVIDADE EXPERIMENTAL Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação, conforme garantido pela Constituição Brasileira, é um direito fundamental, universal, inalienável e com participação ativa na formação integral do ser humano e em sua relação com a sociedade. Infelizmente, são poucos os estudantes egressos do ensino médio que alcançam esse direto. Um dos fatores que contribui para o despreparo dos egressos da Educação Básica está associado à ausência de atividades experimentais e, também, de novas metodologias e estratégias de ensino adotadas, em especial relacionadas ao Ensino de Ciências, especialmente a Física. Nesse sentido, com a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino de Física no Ensino Médio, auxiliando os alunos na compreensão dos conceitos básicos estudados em Física, o presente trabalho relata a atuação de um grupo de bolsistas no Colégio Estadual Abrahão André, em Catalão, GO, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foi proposto o diagrama de Gowin como forma metodológica no processo de aprendizagem do aluno. Sua estrutura é explicada detalhadamente em formato de um V e, por sua vez, são apresentados métodos diferenciados no ensino, particularmente em ciências, visando ao melhor aproveitamento do tempo das aulas de física, do espaço físico da escola e da realização de atividades. Para tornar mais interessante e produtiva o estudo da Física para o aluno, realizou-se atividades teóricas e experimentais no ensino de Ciências. É extremamente importante saber qual a bagagem que os alunos carregam a respeito da Física, ressaltando as dificuldades e reforçando os conceitos já estudados, fazendo assim com que eles entendam as novas propostas de avaliação inerentes ao processo de aprendizagem. O desenvolvimento desse método em qualquer área do conhecimento depende das respostas a cinco perguntas consideradas básicas, úteis no desenvolvimento do trabalho, a saber: Quais as questões em foco?; Quais os conceitos-chave?; Quais os métodos que serão utilizados?; Quais as asserções do conhecimento?; Quais as asserções de valor?. Essas asserções constituir-se-ão em afirmativas com o principal objetivo de esclarecer sobre a qualidade ou valor do questionamento abordado. Este método foi escolhido por causa de sua facilidade na fixação e aprendizado de conceitos físicos importantes no processo ensino-aprendizagem do aluno. De acordo com a metodologia adotada, observou-se que o resultado obtido foi muito satisfatório e, portanto, finalmente alcançou-se o êxito esperado no ensino de conceitos físicos através do Método de Gowin. A eficácia da estratégia pedagógica utilizada proporcionou resultados positivos tanto para os alunos do grupo PIBID como para os do 3º Ano, Turma A. Por um lado, os bolsistas Pibidianos conseguiram superar as adversidades encontradas em sala de aula, pois aperfeiçoaram tanto a didática quanto a maneira de se comunicar e interagir com os alunos. Para os alunos envolvidos nesse trabalho, os do 3º Ano do Ensino Médio, Turma A, pode-se observar um sincronismo entre o conhecimento teórico e o aplicado através do Método de Gowin.

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