IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21216 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 7604 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB" "resumo" => "Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA HIDROPÔNICA, ENSINO MÉDIO, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID7604_31072016171609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANA DANTAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA" "autor_email" => "claudianadantas@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21216 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 7604 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA HIDROPÔNICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA - PB" "resumo" => "Nos dias atuais se faz necessário oferecer uma educação voltada ao exercício crítico da cidadania, como função primordial das políticas públicas educacionais. Muitas pesquisas têm apresentado discussões sobre a necessidade de construir estratégias que abordem temas que reflitam interesses, necessidades e vivências dos estudantes, e que utilizem recursos didáticos que explorem os aspectos sensoriais, psicológicos e afetivos dos alunos. Nesse sentido, o uso de hortas tem atuado como uma ferramenta que contribui para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos ambientais. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo implantar uma horta hidropônica como metodologia de ensino com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Juarez Távora-PB. A constatação dos resultados foi realizada através da observação nas mudanças do comportamento, práticas e interação dos discentes que participaram integralmente e/ou parcialmente das atividades. Onde a mesma foi realizada e registrada pelos próprios educadores da escola, equipe gestora e graduanda responsável pela pesquisa. Os resultados expressam que a introdução da horta hidropônica no ambiente educacional foi bem aceita pelos estudantes, contribuindo para facilitar o seu aprendizado, onde uma grande maioria afirmou que as situações do cotidiano, presentes no recurso didático, ajudaram no entendimento de temas ambientas, na melhoria da comunicação entre a turma, tornando a aula mais dinâmica, contextualizada e envolvente. Logo, fica evidente que a utilização de materiais didáticos desta natureza se configura como uma ferramenta potencializadora para a promoção da aprendizagem dos conteúdos ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "HORTA HIDROPÔNICA, ENSINO MÉDIO, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID7604_31072016171609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANA DANTAS CALIXTO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA" "autor_email" => "claudianadantas@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }