JUVENTUDE, DROGAS, ESCOLA E SOCIABILIDADE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21313 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3423 "inscrito_id" => 12661 "titulo" => "JUVENTUDE, DROGAS, ESCOLA E SOCIABILIDADE" "resumo" => "Neste artigo desenvolvemos uma pesquisa referente a jovens usuários de drogas, considerando sua forma de “ser jovem” na sociedade, olhando detalhadamente para os fatores que influenciam e regem seu cotidiano. Com o objetivo de compreender o que é a juventude por parte de jovens usuários de drogas problematizamos o jovem com estas experiências dentro do espaço escolar. Ou seja, como podemos olhar o jovem estudante usuário de drogas? Quais os sentidos que este jovem atribui a sua situação de vida? Se a educação é formação para um futuro, como é visualizada a própria ideia de futuro para jovens em situações limítrofes da sua existência? A pesquisa foi desenvolvida por uma Pesquisa de Campo de tipo qualitativa com utilização de entrevistas gravadas de jovens usuários de drogas, jovens que deixaram o vício e jovens que nunca usaram drogas. Os principais teóricos para pensar a condição juvenil foram Juarez Dayrell (2003) e François Dubet (1994). Em vista da realidade pesquisada nos deparamos com uma juventude a mercê das drogas, sem sonhos, temida, rejeitada e sem expectativas futuras. Tais elementos negativos restringem seu tempo de vida, alienando sua jovialidade inconsciente, jogada a própria sorte. No espaço escolar a tensão entre perspectivas de futuro e sentidos do porque aprender, ao mesmo tempo em que a escola, dependendo do seu olhar, pode configurar-se como um meio de transformação. Pois, analisando os relatos dos que deixaram o vício, identifica-se o desejo de mudança oculto, que pode vir a emergir e tornar possível as transformações, resgatando sua imagem física e psicológica, assumindo sua verdadeira identidade que a princípio estava adormecida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, DROGAS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12661_19082016083321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZNARINA DA SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "LUZ" "autor_email" => "luznarina@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21313 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3423 "inscrito_id" => 12661 "titulo" => "JUVENTUDE, DROGAS, ESCOLA E SOCIABILIDADE" "resumo" => "Neste artigo desenvolvemos uma pesquisa referente a jovens usuários de drogas, considerando sua forma de “ser jovem” na sociedade, olhando detalhadamente para os fatores que influenciam e regem seu cotidiano. Com o objetivo de compreender o que é a juventude por parte de jovens usuários de drogas problematizamos o jovem com estas experiências dentro do espaço escolar. Ou seja, como podemos olhar o jovem estudante usuário de drogas? Quais os sentidos que este jovem atribui a sua situação de vida? Se a educação é formação para um futuro, como é visualizada a própria ideia de futuro para jovens em situações limítrofes da sua existência? A pesquisa foi desenvolvida por uma Pesquisa de Campo de tipo qualitativa com utilização de entrevistas gravadas de jovens usuários de drogas, jovens que deixaram o vício e jovens que nunca usaram drogas. Os principais teóricos para pensar a condição juvenil foram Juarez Dayrell (2003) e François Dubet (1994). Em vista da realidade pesquisada nos deparamos com uma juventude a mercê das drogas, sem sonhos, temida, rejeitada e sem expectativas futuras. Tais elementos negativos restringem seu tempo de vida, alienando sua jovialidade inconsciente, jogada a própria sorte. No espaço escolar a tensão entre perspectivas de futuro e sentidos do porque aprender, ao mesmo tempo em que a escola, dependendo do seu olhar, pode configurar-se como um meio de transformação. Pois, analisando os relatos dos que deixaram o vício, identifica-se o desejo de mudança oculto, que pode vir a emergir e tornar possível as transformações, resgatando sua imagem física e psicológica, assumindo sua verdadeira identidade que a princípio estava adormecida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, DROGAS, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12661_19082016083321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZNARINA DA SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "LUZ" "autor_email" => "luznarina@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }