Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS EFEITOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EFEITOS DIDÁTICOS, ENSINO APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA Pôster (PO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21830
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2876
    "inscrito_id" => 12752
    "titulo" => "OS EFEITOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente artigo temos a intenção de trazermos a baila, questionamentos e discussões embasadas em estudos já realizados por diversos autores sobre os efeitos didáticos no processo de ensino aprendizagem da Matemática no intuito de provocarmos aprofundamentos futuros. Para tanto, descrevemos uma vivência didática realizada na Semana da Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte com licenciandos durante uma oficina a qual teve como objetivo promover análises acerca dos efeitos didáticos que possam permear o processo de ensino aprendizagem da Matemática. Adentrando no âmbito da Didática da Matemática que segundo Paes (2001) é uma das tendências de grande área da Educação Matemática, tanto em nível experimental da prática pedagógica, como no território da pesquisa acadêmica. Partindo deste enfoque buscamos uma metodologia qualitativa (MINAYO, 2010), pois apresenta ponto de vista de sujeitos para a compreensão de uma dada realidade, com estudo de caso, segundo Lüdke e André (1986), voltada a dois momentos compostos de atividades vivenciadas pelos participantes, constando de elaboração e vivência de aulas dentro das tendências em Educação Matemática e posteriormente análises e discussões pelos licenciandos acerca dos possíveis efeitos didáticos explicitados na proposta de cada uma das aulas vivenciadas por cada grupo, que propiciaram a partir dos resultados e discussões a motivação de aprofundarmos discussões/pesquisas futuras referentes a estes efeitos no intuito buscar uma maior consistência metodológica na condução da ação pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EFEITOS DIDÁTICOS, ENSINO APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID12752_17082016192251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vania.duarte@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21830
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2876
    "inscrito_id" => 12752
    "titulo" => "OS EFEITOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA – UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "No presente artigo temos a intenção de trazermos a baila, questionamentos e discussões embasadas em estudos já realizados por diversos autores sobre os efeitos didáticos no processo de ensino aprendizagem da Matemática no intuito de provocarmos aprofundamentos futuros. Para tanto, descrevemos uma vivência didática realizada na Semana da Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte com licenciandos durante uma oficina a qual teve como objetivo promover análises acerca dos efeitos didáticos que possam permear o processo de ensino aprendizagem da Matemática. Adentrando no âmbito da Didática da Matemática que segundo Paes (2001) é uma das tendências de grande área da Educação Matemática, tanto em nível experimental da prática pedagógica, como no território da pesquisa acadêmica. Partindo deste enfoque buscamos uma metodologia qualitativa (MINAYO, 2010), pois apresenta ponto de vista de sujeitos para a compreensão de uma dada realidade, com estudo de caso, segundo Lüdke e André (1986), voltada a dois momentos compostos de atividades vivenciadas pelos participantes, constando de elaboração e vivência de aulas dentro das tendências em Educação Matemática e posteriormente análises e discussões pelos licenciandos acerca dos possíveis efeitos didáticos explicitados na proposta de cada uma das aulas vivenciadas por cada grupo, que propiciaram a partir dos resultados e discussões a motivação de aprofundarmos discussões/pesquisas futuras referentes a estes efeitos no intuito buscar uma maior consistência metodológica na condução da ação pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EFEITOS DIDÁTICOS, ENSINO APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID12752_17082016192251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANIA DE MOURA BARBOSA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "VANIA DUARTE"
    "autor_email" => "vania.duarte@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

No presente artigo temos a intenção de trazermos a baila, questionamentos e discussões embasadas em estudos já realizados por diversos autores sobre os efeitos didáticos no processo de ensino aprendizagem da Matemática no intuito de provocarmos aprofundamentos futuros. Para tanto, descrevemos uma vivência didática realizada na Semana da Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte com licenciandos durante uma oficina a qual teve como objetivo promover análises acerca dos efeitos didáticos que possam permear o processo de ensino aprendizagem da Matemática. Adentrando no âmbito da Didática da Matemática que segundo Paes (2001) é uma das tendências de grande área da Educação Matemática, tanto em nível experimental da prática pedagógica, como no território da pesquisa acadêmica. Partindo deste enfoque buscamos uma metodologia qualitativa (MINAYO, 2010), pois apresenta ponto de vista de sujeitos para a compreensão de uma dada realidade, com estudo de caso, segundo Lüdke e André (1986), voltada a dois momentos compostos de atividades vivenciadas pelos participantes, constando de elaboração e vivência de aulas dentro das tendências em Educação Matemática e posteriormente análises e discussões pelos licenciandos acerca dos possíveis efeitos didáticos explicitados na proposta de cada uma das aulas vivenciadas por cada grupo, que propiciaram a partir dos resultados e discussões a motivação de aprofundarmos discussões/pesquisas futuras referentes a estes efeitos no intuito buscar uma maior consistência metodológica na condução da ação pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.