Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DE QUÁDRICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: QUÁDRICAS, TECNOLOGIA, GEOGEBRA, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB/Campus IV, com o objetivo de descrever uma proposta de uma nova metodologia utilizando o software Geogebra para auxiliar no estudo das quádricas. Sabe-se que o Geogebra é um software livre e de fácil manuseio, no entanto, ainda pouco utilizado nas salas de aula, uma vez que este software é uma potencial ferramenta tecnológica capaz de despertar o interesse do aluno em aprender a matemática. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 20 alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III vivenciaram e utilizaram os potenciais recursos do software Geogebra na construção das quádricas. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes da oficina os alunos só conseguiam fazer apenas esboços dos gráficos das quádricas pelo fato que seus gráficos pertencem ao IR3 e após a oficina, com o auxílio do software Geogebra foram capazes de estudar, visualizar e esboçar os gráficos das quádricas em questão de segundos.

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