Este trabalho tem como objetivo analisar as tensões entre os discursos sobre o corpo da criança no contexto de uma instituição de Educação Infantil, com foco específico nos discursos dos professores/as e demais profissionais diretamente envolvidos com a educação e os cuidados das crianças. Busca-se compreender os discursos de cuidados e proteção em torno do corpo da criança, dando visibilidade às questões de gênero e sexualidade. O contexto da pesquisa é uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal da cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil, que abarca a creche – crianças de 0 a 3 anos – e a pré-escola – crianças de 4 a 5 anos. Participam da pesquisa crianças, professores/as e auxiliares de higienização. Como recurso metodológico, a observação participante das pessoas envolvidas na pesquisa ganha destaque no contexto de convivência e atuação, sendo realizadas entrevistas não diretivas com professores/as e auxiliares de higienização; bem como intervenções junto às crianças e à equipe de professores/as a partir de questões relacionadas ao tema central da pesquisa. Por meio deste trabalho é possível pensar sobre as questões que trazem à tona o corpo da criança, com suas singularidades, prazeres, demandas, cuidados e suas mais intensas alteridades em relação ao corpo adulto, civilizado, educado e disciplinado. Tal questão se torna importante ao problematizar o binômio Infância-inocência.