Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO E DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: EM QUE DIFEREM ?

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      De acordo com documentos oficiais para o ensino da Educação Física Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a prática da Educação Física deve apropriar o estudante de conhecimentos para participarem de atividades corporais com respeito às diferenças, buscando o desenvolvimento da cultura corporal, associado a hábitos saudáveis de higiene e com boa alimentação para o bem estar das pessoas praticantes. Como objetivo deste estudo, que é parte de um projeto maior em andamento, buscamos conhecer o quanto é importante a prática da disciplina Educação Física nas séries inicias do Ensino Fundamental ministrada por licenciados e especialistas nesta disciplina. Para tanto, identificamos como objetivo investigar as propostas de disciplinas – ementas e conteúdos – de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Educação Física de Instituições de Ensino Superior no Estado de Pernambuco, com foco a identificar o quanto os cursos qualificavam seus profissionais a atuarem com a disciplina Educação Física nas séreis iniciais do Fundamental. Constatamos que os cursos de Pedagogia aqui estudados apresentam alguma disciplina que possa apropria-los de conhecimentos necessários às orientações corporais do estudante. Comumente, o enfoque é restrito a atividades de recreação, o que limita todo o propósito da disciplina, diante do esperado e orientado por parâmetros legais estabelecidos no país, pressupostos ao desenvolvimento do estudante. Diferentemente, observa-se que muitos dos cursos de Licenciatura em Educação Física possuem disciplinas específicas para a preparação dos profissionais a esse campo de atuação – séries inicias do Ensino Fundamental – qualificando-os como especialistas para atuarem com a disciplina em estudo. Não desejamos assim desqualificar o processo educativo desenvolvido por pedagogos nas diversas escolas por nosso país, compreendendo que esta situação também decorre por redução de custos e planejamentos / distribuição de professores executados por nossos sistemas de ensino. Mas acreditamos que um melhor trabalho corporal cognitivo e motor no desenvolvimento da mecânica, da postura e de outras competências relativas à prática da Educação Física de nossos alunos seriam melhor alcançados se essa disciplina fosse executada por especialistas para um melhor aproveitamento das capacidades dos estudantes.\r\n
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

De acordo com documentos oficiais para o ensino da Educação Física Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a prática da Educação Física deve apropriar o estudante de conhecimentos para participarem de atividades corporais com respeito às diferenças, buscando o desenvolvimento da cultura corporal, associado a hábitos saudáveis de higiene e com boa alimentação para o bem estar das pessoas praticantes. Como objetivo deste estudo, que é parte de um projeto maior em andamento, buscamos conhecer o quanto é importante a prática da disciplina Educação Física nas séries inicias do Ensino Fundamental ministrada por licenciados e especialistas nesta disciplina. Para tanto, identificamos como objetivo investigar as propostas de disciplinas – ementas e conteúdos – de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Educação Física de Instituições de Ensino Superior no Estado de Pernambuco, com foco a identificar o quanto os cursos qualificavam seus profissionais a atuarem com a disciplina Educação Física nas séreis iniciais do Fundamental. Constatamos que os cursos de Pedagogia aqui estudados apresentam alguma disciplina que possa apropria-los de conhecimentos necessários às orientações corporais do estudante. Comumente, o enfoque é restrito a atividades de recreação, o que limita todo o propósito da disciplina, diante do esperado e orientado por parâmetros legais estabelecidos no país, pressupostos ao desenvolvimento do estudante. Diferentemente, observa-se que muitos dos cursos de Licenciatura em Educação Física possuem disciplinas específicas para a preparação dos profissionais a esse campo de atuação – séries inicias do Ensino Fundamental – qualificando-os como especialistas para atuarem com a disciplina em estudo. Não desejamos assim desqualificar o processo educativo desenvolvido por pedagogos nas diversas escolas por nosso país, compreendendo que esta situação também decorre por redução de custos e planejamentos / distribuição de professores executados por nossos sistemas de ensino. Mas acreditamos que um melhor trabalho corporal cognitivo e motor no desenvolvimento da mecânica, da postura e de outras competências relativas à prática da Educação Física de nossos alunos seriam melhor alcançados se essa disciplina fosse executada por especialistas para um melhor aproveitamento das capacidades dos estudantes. Jamiédson José da Silva; Manuel Etelberto Borba Neto; Keoma Tabosa Guimarães Matias; Bruno Lima Santos; Kênio Erithon Cavalcante Lima

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