Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO: A PARTIR DO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS.

Palavra-chaves: ENSINO DE CÁLCULO., TECNOLOGIAS DIGITAIS., SOFTWARES. Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20933
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3348
    "inscrito_id" => 6862
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO: A PARTIR DO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições da utilização dos softwares aos processos de ensino e aprendizagem do conceito de derivadas de uma função de uma variável real.  O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, e no uso de tecnologias no ensino do mesmo, seu caráter é qualitativo. Foi feita a seleção de alguns trabalhos que tratavam sobre o ensino e aprendizagem de Cálculo a partir do uso de softwares matemáticos e em seguida realizada uma análise documental destes. Nos últimos anos o ensino de Cálculo diferencial e integral, nas universidades brasileiras, tem sido objeto de pesquisa de vários estudiosos, por ser uma disciplina de grande importância na área das ciências exatas e por apresentar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.  Estas dificuldades têm trago um desempenho insatisfatório dos alunos nessa disciplina, com níveis altíssimos de reprovação e evasão. No intuito de diminuir estas dificuldades, atualmente, estão sendo apresentados métodos e estratégias para facilitar o seu ensino e consequentemente reduzir as taxas de reprovação. Os principais instrumentos que vem sendo usados são as ferramentas computacionais e os softwares de Matemática. Estes se constituem em um recurso educacional auxiliar que estimulam e possibilitam que o ensino seja feito de forma inovadora, tornando mais fácil o aprendizado de Cálculo.  Várias pesquisas têm surgido a fim de investigar esses novos recursos para o ensino, como por exemplo, Audino e Nascimento (2010), Villareal (1999). A metodologia utilizada pela maioria dos professores é a tradicional, que se caracteriza pelo ensino a partir de definições, seguida de enunciados, teoremas e demonstrações, finalizando com exercícios. Alguns autores fazem críticas a esse tipo de metodologia.Desta forma, podemos afirma que o modelo tradicional faz com que a maioria dos estudantes apenas resolva questões aplicando fórmulas e regras, de forma mecânica, sem ter compreensão nenhuma dos conceitos envolvidos na resolução destas. Levando-os estes a serem estimulados apenas para processos mecânicos ao invés de serem preparados para visualizar e representar a verdadeira definição. Vários estudiosos vêm realizando pesquisas em busca de soluções para tais problemas. Dentre esses estudos novas práticas metodológicas estão sendo analisadas, visando uma melhoria no quadro acima apresentado, podemos citar o uso de softwares, que permitem a dinamização do processo de ensino, possibilitando com que o educando tenha uma melhor noção do conteúdo. Os softwares educacionais além de possibilitarem aos estudantes usar sua criatividade e seu raciocínio, permitem a eles também a troca de experiências e idéias, fazendo com que o aprendizado de Cálculo se torne cada vez mais simples. Assim, a função de um software no ensino é tornar a aprendizagem mais simples e prática, tendo como objetivo motivar os alunos, para que eles tenham um aprendizado com excelência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO., TECNOLOGIAS DIGITAIS., SOFTWARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6862_18082016222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MARYELLI DA SILVA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MARYELLI"
    "autor_email" => "brunamss28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20933
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3348
    "inscrito_id" => 6862
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO: A PARTIR DO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições da utilização dos softwares aos processos de ensino e aprendizagem do conceito de derivadas de uma função de uma variável real.  O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, e no uso de tecnologias no ensino do mesmo, seu caráter é qualitativo. Foi feita a seleção de alguns trabalhos que tratavam sobre o ensino e aprendizagem de Cálculo a partir do uso de softwares matemáticos e em seguida realizada uma análise documental destes. Nos últimos anos o ensino de Cálculo diferencial e integral, nas universidades brasileiras, tem sido objeto de pesquisa de vários estudiosos, por ser uma disciplina de grande importância na área das ciências exatas e por apresentar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.  Estas dificuldades têm trago um desempenho insatisfatório dos alunos nessa disciplina, com níveis altíssimos de reprovação e evasão. No intuito de diminuir estas dificuldades, atualmente, estão sendo apresentados métodos e estratégias para facilitar o seu ensino e consequentemente reduzir as taxas de reprovação. Os principais instrumentos que vem sendo usados são as ferramentas computacionais e os softwares de Matemática. Estes se constituem em um recurso educacional auxiliar que estimulam e possibilitam que o ensino seja feito de forma inovadora, tornando mais fácil o aprendizado de Cálculo.  Várias pesquisas têm surgido a fim de investigar esses novos recursos para o ensino, como por exemplo, Audino e Nascimento (2010), Villareal (1999). A metodologia utilizada pela maioria dos professores é a tradicional, que se caracteriza pelo ensino a partir de definições, seguida de enunciados, teoremas e demonstrações, finalizando com exercícios. Alguns autores fazem críticas a esse tipo de metodologia.Desta forma, podemos afirma que o modelo tradicional faz com que a maioria dos estudantes apenas resolva questões aplicando fórmulas e regras, de forma mecânica, sem ter compreensão nenhuma dos conceitos envolvidos na resolução destas. Levando-os estes a serem estimulados apenas para processos mecânicos ao invés de serem preparados para visualizar e representar a verdadeira definição. Vários estudiosos vêm realizando pesquisas em busca de soluções para tais problemas. Dentre esses estudos novas práticas metodológicas estão sendo analisadas, visando uma melhoria no quadro acima apresentado, podemos citar o uso de softwares, que permitem a dinamização do processo de ensino, possibilitando com que o educando tenha uma melhor noção do conteúdo. Os softwares educacionais além de possibilitarem aos estudantes usar sua criatividade e seu raciocínio, permitem a eles também a troca de experiências e idéias, fazendo com que o aprendizado de Cálculo se torne cada vez mais simples. Assim, a função de um software no ensino é tornar a aprendizagem mais simples e prática, tendo como objetivo motivar os alunos, para que eles tenham um aprendizado com excelência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CÁLCULO., TECNOLOGIAS DIGITAIS., SOFTWARES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID6862_18082016222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MARYELLI DA SILVA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MARYELLI"
    "autor_email" => "brunamss28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições da utilização dos softwares aos processos de ensino e aprendizagem do conceito de derivadas de uma função de uma variável real. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o ensino de Cálculo, e no uso de tecnologias no ensino do mesmo, seu caráter é qualitativo. Foi feita a seleção de alguns trabalhos que tratavam sobre o ensino e aprendizagem de Cálculo a partir do uso de softwares matemáticos e em seguida realizada uma análise documental destes. Nos últimos anos o ensino de Cálculo diferencial e integral, nas universidades brasileiras, tem sido objeto de pesquisa de vários estudiosos, por ser uma disciplina de grande importância na área das ciências exatas e por apresentar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Estas dificuldades têm trago um desempenho insatisfatório dos alunos nessa disciplina, com níveis altíssimos de reprovação e evasão. No intuito de diminuir estas dificuldades, atualmente, estão sendo apresentados métodos e estratégias para facilitar o seu ensino e consequentemente reduzir as taxas de reprovação. Os principais instrumentos que vem sendo usados são as ferramentas computacionais e os softwares de Matemática. Estes se constituem em um recurso educacional auxiliar que estimulam e possibilitam que o ensino seja feito de forma inovadora, tornando mais fácil o aprendizado de Cálculo. Várias pesquisas têm surgido a fim de investigar esses novos recursos para o ensino, como por exemplo, Audino e Nascimento (2010), Villareal (1999). A metodologia utilizada pela maioria dos professores é a tradicional, que se caracteriza pelo ensino a partir de definições, seguida de enunciados, teoremas e demonstrações, finalizando com exercícios. Alguns autores fazem críticas a esse tipo de metodologia.Desta forma, podemos afirma que o modelo tradicional faz com que a maioria dos estudantes apenas resolva questões aplicando fórmulas e regras, de forma mecânica, sem ter compreensão nenhuma dos conceitos envolvidos na resolução destas. Levando-os estes a serem estimulados apenas para processos mecânicos ao invés de serem preparados para visualizar e representar a verdadeira definição. Vários estudiosos vêm realizando pesquisas em busca de soluções para tais problemas. Dentre esses estudos novas práticas metodológicas estão sendo analisadas, visando uma melhoria no quadro acima apresentado, podemos citar o uso de softwares, que permitem a dinamização do processo de ensino, possibilitando com que o educando tenha uma melhor noção do conteúdo. Os softwares educacionais além de possibilitarem aos estudantes usar sua criatividade e seu raciocínio, permitem a eles também a troca de experiências e idéias, fazendo com que o aprendizado de Cálculo se torne cada vez mais simples. Assim, a função de um software no ensino é tornar a aprendizagem mais simples e prática, tendo como objetivo motivar os alunos, para que eles tenham um aprendizado com excelência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.