O presente trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica e documental no que diz respeito à relevância dos recursos didático-pedagógicos para a aprendizagem dos discentes com deficiência no Ensino Superior Brasileiro. Para tanto, foi realizado um breve histórico sobre a Educação Especial no Ensino Superior Brasileiro, dando ênfase sobre a importância dos recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na Educação em questão. Os autores abordados trazem contribuições acerca das estratégias pedagógicas desenvolvidas com os alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior. Neste estudo, observou-se que as ações por parte do governo para com a Inclusão na Educação Superior são pontuais, necessitando de maior investimento e atenção, sobretudo, no que concerne a relevância dos recursos didático-pedagógicos necessários para a aprendizagem dos alunos com deficiência no Ensino Superior.
No decorrer deste estudo pode-se perceber que ao longo dos séculos foi se construindo diferentes conceitos sobre a deficiência e que por muito tempo esta foi marcada pela exclusão, segregação e desrespeito. Contudo, por meio dos avanços da ciência e das lutas sociais pelos direitos humanos, as pessoas com deficiência foram ganhando dignidade e cidadania. Observou-se que houve muitas iniciativas internacionais e por parte do poder público brasileiro na formulação de políticas públicas que possibilitassem a integração das pessoas com deficiência à sociedade e à educação. Com relação a esta última percebeu-se que as iniciativas públicas mantêm seu maior foco na Educação Básica, deixando em segundo plano as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior.
No que concerne à Inclusão no Ensino Superior Brasileiro percebeu-se na fala dos autores citados, os desafios enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica na busca de promover a participação ativa e produtiva desses estudantes, bem como do papel relevante que os recursos didático-pedagógicos possuem no desenvolvimento de seus processos de ensino-aprendizagem.