OS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: BREVE REFLEXÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21855 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 3811 "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: BREVE REFLEXÃO" "resumo" => """ O presente trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica e documental no que diz respeito à relevância dos recursos didático-pedagógicos para a aprendizagem dos discentes com deficiência no Ensino Superior Brasileiro. Para tanto, foi realizado um breve histórico sobre a Educação Especial no Ensino Superior Brasileiro, dando ênfase sobre a importância dos recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na Educação em questão. Os autores abordados trazem contribuições acerca das estratégias pedagógicas desenvolvidas com os alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior. Neste estudo, observou-se que as ações por parte do governo para com a Inclusão na Educação Superior são pontuais, necessitando de maior investimento e atenção, sobretudo, no que concerne a relevância dos recursos didático-pedagógicos necessários para a aprendizagem dos alunos com deficiência no Ensino Superior. \r\n \r\n No decorrer deste estudo pode-se perceber que ao longo dos séculos foi se construindo diferentes conceitos sobre a deficiência e que por muito tempo esta foi marcada pela exclusão, segregação e desrespeito. Contudo, por meio dos avanços da ciência e das lutas sociais pelos direitos humanos, as pessoas com deficiência foram ganhando dignidade e cidadania. Observou-se que houve muitas iniciativas internacionais e por parte do poder público brasileiro na formulação de políticas públicas que possibilitassem a integração das pessoas com deficiência à sociedade e à educação. Com relação a esta última percebeu-se que as iniciativas públicas mantêm seu maior foco na Educação Básica, deixando em segundo plano as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior.\r\n \r\n No que concerne à Inclusão no Ensino Superior Brasileiro percebeu-se na fala dos autores citados, os desafios enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica na busca de promover a participação ativa e produtiva desses estudantes, bem como do papel relevante que os recursos didático-pedagógicos possuem no desenvolvimento de seus processos de ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3811_15082016232319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MEDEIROS DANTAS" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denise.dantas.rn@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21855 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 3811 "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DIRECIONADOS AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: BREVE REFLEXÃO" "resumo" => """ O presente trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica e documental no que diz respeito à relevância dos recursos didático-pedagógicos para a aprendizagem dos discentes com deficiência no Ensino Superior Brasileiro. Para tanto, foi realizado um breve histórico sobre a Educação Especial no Ensino Superior Brasileiro, dando ênfase sobre a importância dos recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na Educação em questão. Os autores abordados trazem contribuições acerca das estratégias pedagógicas desenvolvidas com os alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior. Neste estudo, observou-se que as ações por parte do governo para com a Inclusão na Educação Superior são pontuais, necessitando de maior investimento e atenção, sobretudo, no que concerne a relevância dos recursos didático-pedagógicos necessários para a aprendizagem dos alunos com deficiência no Ensino Superior. \r\n \r\n No decorrer deste estudo pode-se perceber que ao longo dos séculos foi se construindo diferentes conceitos sobre a deficiência e que por muito tempo esta foi marcada pela exclusão, segregação e desrespeito. Contudo, por meio dos avanços da ciência e das lutas sociais pelos direitos humanos, as pessoas com deficiência foram ganhando dignidade e cidadania. Observou-se que houve muitas iniciativas internacionais e por parte do poder público brasileiro na formulação de políticas públicas que possibilitassem a integração das pessoas com deficiência à sociedade e à educação. Com relação a esta última percebeu-se que as iniciativas públicas mantêm seu maior foco na Educação Básica, deixando em segundo plano as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior.\r\n \r\n No que concerne à Inclusão no Ensino Superior Brasileiro percebeu-se na fala dos autores citados, os desafios enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica na busca de promover a participação ativa e produtiva desses estudantes, bem como do papel relevante que os recursos didático-pedagógicos possuem no desenvolvimento de seus processos de ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, INCLUSÃO, RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID3811_15082016232319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MEDEIROS DANTAS" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denise.dantas.rn@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }