Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, RECURSOS ÍDRICOS, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20537
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1095
    "titulo" => "CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS"
    "resumo" => "No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais.  A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, RECURSOS ÍDRICOS, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1095_29072016165213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA RODRIGUES "
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA "
    "autor_email" => "anacarlarodrigues18@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20537
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1095
    "titulo" => "CONHECIMENTO E PRÁTICA DOCENTE SOBRE TEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AOS RECURSOS HIDRÍCOS"
    "resumo" => "No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais.  A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, RECURSOS ÍDRICOS, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1095_29072016165213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA RODRIGUES "
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA "
    "autor_email" => "anacarlarodrigues18@hotma"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

No início da civilização humana a água era pensada como sendo muito abundante, quase impossível de ser esgotada, mas hoje se sabe que apenas 1% desse total é apropriado para o consumo humano, e a demanda por esse recurso tem se tornado motivo de conflitos e preocupação em várias partes do mundo devido ao crescimento populacional exacerbado e ao seu desperdício, principalmente em regiões de clima seco em que as precipitações são baixas e periódicas. Apresentando-se então um cenário em que a tomada de consciência sobre essa realidade está associada a entidades educacionais. A problemáticas dos recursos hídricos tem se mostrado como um dos mais discutidos dentro dos temas relacionados ao meio ambiente, chamando a atenção para a ação dos educadores no processo reflexivo. Essa pesquisa objetivou analisar o conhecimento e pratica docente sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 7 perguntas sobre temas relacionados a conhecimento de bacias e consumo consciente da água. O conhecimento e consciência dos professores entrevistados variou de médio a pouco em relação aos temas associados aos recursos hídricos. Constatou –se que possuíam pouco conhecimento sobre as bacias do Nordeste, pois (33,3%, n = 6) deles discordou em grande parte de conhecer sobre as bacias, e (38,9%, n = 7) concordaram apenas em parte sobre conhecer os rios locais. Essa pesquisa reporta dados que sugerem a necessidade de uma formação mais adequada que assegure o conhecimento interdisciplinar e que vise a conscientização e reflexão sobre a problemática ambiental dos recursos hídricos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.