Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE APOIO ACADÊMICO NA GRADUAÇÃO

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A monitoria é um suporte destinado ao aluno que apresenta dificuldades de compreensão com alguns assuntos abordados nas disciplinas de cursos superiores, e que tem a finalidade de esclarecer e tirar dúvidas sobre conteúdos ministrados pelos docentes. Portanto, é compreendido que a monitoria é um instrumento que vem contribuindo para o ensino superior por meio de novas técnicas de aprendizagem, além de haver maior interação dos alunos com a disciplina monitorada. Diante disto, a monitoria em sua finalidade preserva a direção temática do curso enquanto tal, pelo qual os discentes mais desenvolvidos depois de selecionados, apoiam nas instruções e nas orientações de seus colegas. Os trabalhos do monitor com os discentes das disciplinas monitoradas são previamente marcadas em dias e horários estabelecidos em comum acordo na perspectiva de atender a todos. Segundo Molero (1995) a modalidade de aprendizagem por meio da monitoria entre pares constitui em um sistema de ensino no qual os parceiros se ensinam e aprendem mutuamente, ou seja, um aluno ensina o outro com uma proposta de trabalho em que todos participam discutindo e refletindo conjuntamente sobre determinado conteúdo. Nem sempre o discente consegue uma aprendizagem satisfatória numa dada disciplina, necessitando então de uma espécie de “apoio” sistematizado pela Instituição de Ensino e operacionalizado pelo professor e monitor. De acordo com (Silva et. Al. 2012) O processo de ensino-aprendizagem passa muitas vezes pelo difícil rompimento de barreiras como comunicação, desinteresse, dificuldade de relacionamento, falta de dedicação aos estudos, capacitação docente, condições de trabalho do professor, entre outros.A monitoria foi disponibilizada na disciplina de Irrigação e Drenagem no curso de licenciatura em Ciências Agrárias no campus III, Bananeiras-PB, na Universidade Federal da Paraíba, em horários determinados. No decorrer das monitorias pode se observar que esta foi de suma importância para o desempenho e aprendizado da turma. O conteúdo da disciplina aborda de forma geral a importância social, econômica e ambiental do manejo das águas nos sistemas agrícolas. Os ensinamentos passados para os orientandos integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, mostrando-lhes novos horizontes e perspectivas acadêmicas. A monitoria tem contribuído bastante para o aprimoramento e desenvolvimento dos estudantes para que os mesmos obtivessem uma melhor compreensão e logo pudessem resolver as atividades com tranquilidade e certeza. Tendo em vista, que no decorrer das monitorias pode se observar que houve bastante interação dos discentes com o monitor cooperando com as soluções dos problemas relacionados à disciplina. No decorrer das aulas, verificou-se que uma das maiores dificuldades dos alunos era quanto à interpretação das questões e uso da calculadora cientifica, uma vez que o ensino de exatas permite uma linguagem técnica muito particular e decreta um alto grau de abstração. Nesse sentido as atividades dirigidas à monitoria foram exercidas em sua totalidade, contemplando os alunos, e contribuíram bastante, visto que quando sentiam alguma dificuldade ou dúvida procuravam o monitor, e assim tinham suas dúvidas esclarecidas. A monitoria vem sendo uma forma bastante útil de compreensão dos conteúdos para os alunos, pois permite que haja maior incentivo e interação.

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