Este trabalho, surgiu a partir de uma pesquisa de campo, tendo como foco de análise a gestão escolar. A pesquisa, objetivou analisar a gestão das escolas públicas no contexto político do município de Guarabira, Estado da Paraíba, a partir das observações feitas por estudantes do curso de pedagogia durante a realização do estágio supervisionado em gestão educacional. No decorrer do trabalho, apresenta-se significados da democracia participativa, evidenciando os processos da gestão escolar, além de identificar os desafios e encontrar meios para oportunizar a participação da comunidade escolar no contexto da escola pública. Para realizar este estudo, buscou-se como embasamento teórico as ideias de LÜCK (2006), CURY (2005), FREIRE (2001), LIBÂNEO (2001), GADOTTI (2005) e as análises de PARO (2001) e DOURADO (2009) sobre a prática da gestão democrática na escola pública. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, e o recurso metodológico utilizado foi a técnica da observação, realizado por alunos do estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Guarabira-PB, durante o ano de 2015. O referido estudo, está baseado teoricamente em pesquisas que retratam a história da educação no Brasil, que analisam os marcos referenciais da educação no contexto atual e abordam a discussão da política educacional brasileira na atualidade, de forma a entender as relações entre a educação e a sociedade, enfocando a democratização da escola. Os resultados obtidos demonstraram que a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados da gestão educacional, na qual as decisões nascem das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola, orientados pelo sentido político e pedagógico.