FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21062 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 8755 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Está situada nas reflexões acerca da formação continuada de professores/as na multissérie em Pernambuco, a partir do currículo proposto no Programa Escola da Terra que, balizado pela metodologia da alternância, articula áreas de conhecimento, rodas de diálogo, integração de saberes, escuta comunitária e projetos de intervenção pedagógica e social. Para tanto, tomamos como questão: Que contribuições a formação continuada dos/as professores/as têm trazido, pela via do currículo, à multissérie? O objetivo é analisar as contribuições da formação continuada no contexto escolar da multissérie pela via do currículo do Programa Escola da Terra. O aporte teórico se pauta em Gatti (2008, 2011) para tratar da formação continuada; Santos e Moura (2010) e Hage (2011) para o debate da multissérie; e Moreira (2008) e Lima (2013) para discussão do currículo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta são a análise documental e o questionário. Os resultados iniciais apontam para mudanças no foco da formação continuada, tais como as especificidades da educação do campo, a escuta comunitária e a escrita de projetos. Há marcas desta formação na escola. Por fim, vimos indícios de atividades didáticas que se aproximam das temáticas tratadas na formação e na comunidade - o que mostra que a formação continuada, pela via do currículo proposto, pode contribuir com a busca pela qualidade da educação socialmente referenciada" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA DA TERRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8755_15082016211338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DE CARVALHO ELIAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrianascelias@hotmail.co" "autor_ies" => "FBJ- FACULDADE DE BELO JADIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21062 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2115 "inscrito_id" => 8755 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA MULTISSÉRIE: AS MARCAS DO CURRÍCULO PROPOSTO NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA EM PERNAMBUCO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A pesquisa se encontra em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro Acadêmico do Agreste – CAA. Está situada nas reflexões acerca da formação continuada de professores/as na multissérie em Pernambuco, a partir do currículo proposto no Programa Escola da Terra que, balizado pela metodologia da alternância, articula áreas de conhecimento, rodas de diálogo, integração de saberes, escuta comunitária e projetos de intervenção pedagógica e social. Para tanto, tomamos como questão: Que contribuições a formação continuada dos/as professores/as têm trazido, pela via do currículo, à multissérie? O objetivo é analisar as contribuições da formação continuada no contexto escolar da multissérie pela via do currículo do Programa Escola da Terra. O aporte teórico se pauta em Gatti (2008, 2011) para tratar da formação continuada; Santos e Moura (2010) e Hage (2011) para o debate da multissérie; e Moreira (2008) e Lima (2013) para discussão do currículo. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta são a análise documental e o questionário. Os resultados iniciais apontam para mudanças no foco da formação continuada, tais como as especificidades da educação do campo, a escuta comunitária e a escrita de projetos. Há marcas desta formação na escola. Por fim, vimos indícios de atividades didáticas que se aproximam das temáticas tratadas na formação e na comunidade - o que mostra que a formação continuada, pela via do currículo proposto, pode contribuir com a busca pela qualidade da educação socialmente referenciada" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, CURRÍCULO, ESCOLA DA TERRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8755_15082016211338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA SOARES DE CARVALHO ELIAS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA" "autor_email" => "adrianascelias@hotmail.co" "autor_ies" => "FBJ- FACULDADE DE BELO JADIM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }