Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETOLOGIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E REFLEXIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

Palavra-chaves: COMPORTAMENTO ANIMAL, BEM-ESTAR ANIMAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21017
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3020
    "inscrito_id" => 2267
    "titulo" => "ETOLOGIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E REFLEXIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB"
    "resumo" => "A Etologia é o estudo da evolução do comportamento animal, e tem como um dos enfoques atualmente o bem-estar animal. Tendo em vista a carência de trabalhos educativos com a comunidade científica sobre a temática em questão, objetivou-se neste trabalho, analisar os conhecimentos prévios dos discentes em relação aos conceitos-chave da Etologia e, a partir disso, promover a realização de atividades quem permitam a interatividade inter-relacionada ao interesse pela temática enfatizada em uma Escola Estadual da Paraíba. O presente trabalho foi realizado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante a disciplina Etologia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Educação e Saúde (UFCG-CES). O local de realização da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. O público alvo consistiu em alunos do 1º ano do ensino médio, no turno matutino. Primeiramente, houve a aplicação de um questionário, e, posteriormente foram aplicadas três atividades, sendo estas: uma palestra sobre Etologia e Bem-estar animal, discussão de texto e, posteriormente, construção de textos visuais. Pode-se afirmar que as atividades realizadas foram de grande relevância no contexto educacional, sendo possível realizar uma análise das concepções prévias dos discentes frente à temática abordada, bem como, inferir posicionamentos construtivos a partir de indagações e reflexões feitas pelos agentes educandos. Por fim, observou-se a necessidade da abrangência dos conhecimentos etológicos obtidos nos conteúdos do livro didático, através de estratégias que promovam uma abordagem significativa que permita relacionar os assuntos de Zoologia do ensino básico com o comportamento dos grupos de animais, apresentando sua funcionalidade e significância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COMPORTAMENTO ANIMAL, BEM-ESTAR ANIMAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2267_17082016220832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINNÍCIUS DUARTE NUNES"
    "autor_nome_curto" => "VINNÍCIUS "
    "autor_email" => "vinniciusduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21017
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3020
    "inscrito_id" => 2267
    "titulo" => "ETOLOGIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E REFLEXIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB"
    "resumo" => "A Etologia é o estudo da evolução do comportamento animal, e tem como um dos enfoques atualmente o bem-estar animal. Tendo em vista a carência de trabalhos educativos com a comunidade científica sobre a temática em questão, objetivou-se neste trabalho, analisar os conhecimentos prévios dos discentes em relação aos conceitos-chave da Etologia e, a partir disso, promover a realização de atividades quem permitam a interatividade inter-relacionada ao interesse pela temática enfatizada em uma Escola Estadual da Paraíba. O presente trabalho foi realizado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante a disciplina Etologia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Educação e Saúde (UFCG-CES). O local de realização da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. O público alvo consistiu em alunos do 1º ano do ensino médio, no turno matutino. Primeiramente, houve a aplicação de um questionário, e, posteriormente foram aplicadas três atividades, sendo estas: uma palestra sobre Etologia e Bem-estar animal, discussão de texto e, posteriormente, construção de textos visuais. Pode-se afirmar que as atividades realizadas foram de grande relevância no contexto educacional, sendo possível realizar uma análise das concepções prévias dos discentes frente à temática abordada, bem como, inferir posicionamentos construtivos a partir de indagações e reflexões feitas pelos agentes educandos. Por fim, observou-se a necessidade da abrangência dos conhecimentos etológicos obtidos nos conteúdos do livro didático, através de estratégias que promovam uma abordagem significativa que permita relacionar os assuntos de Zoologia do ensino básico com o comportamento dos grupos de animais, apresentando sua funcionalidade e significância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COMPORTAMENTO ANIMAL, BEM-ESTAR ANIMAL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2267_17082016220832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINNÍCIUS DUARTE NUNES"
    "autor_nome_curto" => "VINNÍCIUS "
    "autor_email" => "vinniciusduarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Etologia é o estudo da evolução do comportamento animal, e tem como um dos enfoques atualmente o bem-estar animal. Tendo em vista a carência de trabalhos educativos com a comunidade científica sobre a temática em questão, objetivou-se neste trabalho, analisar os conhecimentos prévios dos discentes em relação aos conceitos-chave da Etologia e, a partir disso, promover a realização de atividades quem permitam a interatividade inter-relacionada ao interesse pela temática enfatizada em uma Escola Estadual da Paraíba. O presente trabalho foi realizado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante a disciplina Etologia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Educação e Saúde (UFCG-CES). O local de realização da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. O público alvo consistiu em alunos do 1º ano do ensino médio, no turno matutino. Primeiramente, houve a aplicação de um questionário, e, posteriormente foram aplicadas três atividades, sendo estas: uma palestra sobre Etologia e Bem-estar animal, discussão de texto e, posteriormente, construção de textos visuais. Pode-se afirmar que as atividades realizadas foram de grande relevância no contexto educacional, sendo possível realizar uma análise das concepções prévias dos discentes frente à temática abordada, bem como, inferir posicionamentos construtivos a partir de indagações e reflexões feitas pelos agentes educandos. Por fim, observou-se a necessidade da abrangência dos conhecimentos etológicos obtidos nos conteúdos do livro didático, através de estratégias que promovam uma abordagem significativa que permita relacionar os assuntos de Zoologia do ensino básico com o comportamento dos grupos de animais, apresentando sua funcionalidade e significância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.