ESPORTE E GÊNERO NA ESCOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20967 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1090 "inscrito_id" => 9959 "titulo" => "ESPORTE E GÊNERO NA ESCOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A Educação Física é uma área do conhecimento que historicamente tem passado por diversas modificações, principalmente em seus conteúdos. O esporte foi por décadas o tema central na educação física escolar, influenciando comportamentos, gestos e atitudes. Sua influencia trouxe para o âmbito escolar os sentidos e significados que emanava da sociedade, transformando um espaço de cooperação e descobertas em um ambiente excludente e segregador, sobretudo no que diz respeito as relações de gênero que pode ser entendido como a construção social que uma dada cultura estabelece ou elege em relação a homens e mulheres. O objetivo desse estudo foi analisar a perspectiva do professor sobre a pratica do esporte e as questões de gênero na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Sendo a mostra composta por 3 (três) professores de educação física da rede publica estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN. As analises mostraram que os professores trabalham o esporte como atividade lúdica e recreativa e não como rendimento. As relações entre meninos e meninas é boa com nuances de exclusão e auto exclusão e os professores acreditam que a forma mais eficiente para desenvolverem suas aulas é com turmas mistas. Os professores demonstram-se conhecedores do problema, sabem da importância de mudar, mas encontram dificuldades para se ultrapassar as barreiras impostas pela separação por gênero. É preciso o dialogo e a discussão dentro da sala de aula modificando a educação física edificando pilares de igualdade e justiça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESPORTE, GÊNERO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9959_13082016130815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROGEILSON DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGER" "autor_email" => "rogeilson7@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL MARIA NUNES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20967 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1090 "inscrito_id" => 9959 "titulo" => "ESPORTE E GÊNERO NA ESCOLA: A VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "A Educação Física é uma área do conhecimento que historicamente tem passado por diversas modificações, principalmente em seus conteúdos. O esporte foi por décadas o tema central na educação física escolar, influenciando comportamentos, gestos e atitudes. Sua influencia trouxe para o âmbito escolar os sentidos e significados que emanava da sociedade, transformando um espaço de cooperação e descobertas em um ambiente excludente e segregador, sobretudo no que diz respeito as relações de gênero que pode ser entendido como a construção social que uma dada cultura estabelece ou elege em relação a homens e mulheres. O objetivo desse estudo foi analisar a perspectiva do professor sobre a pratica do esporte e as questões de gênero na escola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo descritiva. Sendo a mostra composta por 3 (três) professores de educação física da rede publica estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN. As analises mostraram que os professores trabalham o esporte como atividade lúdica e recreativa e não como rendimento. As relações entre meninos e meninas é boa com nuances de exclusão e auto exclusão e os professores acreditam que a forma mais eficiente para desenvolverem suas aulas é com turmas mistas. Os professores demonstram-se conhecedores do problema, sabem da importância de mudar, mas encontram dificuldades para se ultrapassar as barreiras impostas pela separação por gênero. É preciso o dialogo e a discussão dentro da sala de aula modificando a educação física edificando pilares de igualdade e justiça." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESPORTE, GÊNERO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID9959_13082016130815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROGEILSON DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGER" "autor_email" => "rogeilson7@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL MARIA NUNES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }