O ENSINO DA ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21532 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1953 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => "O ENSINO DA ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalha tem como objetivo discutir sobre a compreensão de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino da oralidade. Para tal, contamos com a colaboração de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que lecionam em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Jucati- PE, as quais se prontificaram a responder a entrevista sobre suas práticas de ensino da oralidade na sala de aula. Tivemos como embasamento teórico os estudos sobre oralidade de Marcuschi (2004 e 2005), Dolz e Schneuwly (2004). A pesquisa se encontra em andamento e os resultados parciais já apontam para o fato de que a abordagem da oralidade na sala de aula, sob a ótica docente, parece contemplar algumas das dimensões ensináveis da expressão oral, as quais se materializam por meio de atividades envolvem, por exemplo, a oralização de textos escritos até a produção de gêneros orais da vida cotidiana. No entanto, o papel da escola é fazer como que o aluno desenvolva o domínio da linguagem formal “[...] já que o papel da escola é sobretudo de o de instruir, mais do que o de educar em vez de abordamos os gêneros da vida privada cotidiano , é preciso que nos concentremos no ensino dos gêneros da comunicação pública formal”(DOLZ, SCHNEUNWLY, HALLER, 2004, p.146).É uma pesquisa de campo em que é necessário que o pesquisador tenha contato direto com objeto da pesquisa, realizemos uma entrevista semiestruturada para coletar os dados que tinha como intuito obter informações sobre o objeto que estamos estudando com mais clareza e compreender o que as professoras entende sobre o ensino com a oralidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, ENSINO, PROFESSORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA15_ID6641_15082016174320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA TALITA CORDEIRO VILELA" "autor_nome_curto" => "SARA TALITA" "autor_email" => "talyta123vilela@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ,UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21532 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1953 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => "O ENSINO DA ORALIDADE: CONCEPÇÕES DE DUAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalha tem como objetivo discutir sobre a compreensão de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino da oralidade. Para tal, contamos com a colaboração de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que lecionam em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Jucati- PE, as quais se prontificaram a responder a entrevista sobre suas práticas de ensino da oralidade na sala de aula. Tivemos como embasamento teórico os estudos sobre oralidade de Marcuschi (2004 e 2005), Dolz e Schneuwly (2004). A pesquisa se encontra em andamento e os resultados parciais já apontam para o fato de que a abordagem da oralidade na sala de aula, sob a ótica docente, parece contemplar algumas das dimensões ensináveis da expressão oral, as quais se materializam por meio de atividades envolvem, por exemplo, a oralização de textos escritos até a produção de gêneros orais da vida cotidiana. No entanto, o papel da escola é fazer como que o aluno desenvolva o domínio da linguagem formal “[...] já que o papel da escola é sobretudo de o de instruir, mais do que o de educar em vez de abordamos os gêneros da vida privada cotidiano , é preciso que nos concentremos no ensino dos gêneros da comunicação pública formal”(DOLZ, SCHNEUNWLY, HALLER, 2004, p.146).É uma pesquisa de campo em que é necessário que o pesquisador tenha contato direto com objeto da pesquisa, realizemos uma entrevista semiestruturada para coletar os dados que tinha como intuito obter informações sobre o objeto que estamos estudando com mais clareza e compreender o que as professoras entende sobre o ensino com a oralidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, ENSINO, PROFESSORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA15_ID6641_15082016174320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA TALITA CORDEIRO VILELA" "autor_nome_curto" => "SARA TALITA" "autor_email" => "talyta123vilela@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ,UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }