DISCUSSÕES EM SOLO RONDONIENSE: (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR NOS TERRITÓRIOS DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PNEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20704 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 8711 "titulo" => "DISCUSSÕES EM SOLO RONDONIENSE: (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR NOS TERRITÓRIOS DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PNEM" "resumo" => "Este artigo mira colocar em cena a formação docente ocorrida em terras rondonienses: “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM”. As reflexões aqui tratadas, ainda que parciais, são um convite para ampliarmos a nossa compreensão sobre este programa de formação continuada nos territórios da Linguagem. Para esta discussão tomamos como fontes de estudo os documentos norteadores do programa e os cadernos de formação oferecidos aos docentes. Uma caracterização sobre o perfil e a organização do programa são apresentados a fim de que possamos entender que o objetivo da formação é tornar a escola como lócus para discussões no campo do currículo. Na sequência apresenta-se o momento da formação continuada como instrumento de construção da identidade profissional, já que o programa possibilita momentos de ações coletivas que direcionariam uma (re)organização pedagógica da escola e, por fim, a (re)discussão na área de Linguagem, especialmente Língua Portuguesa, de diferentes abordagens pedagógico-curriculares. Desta forma e sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera a formação docente ocorrida nas escolas estaduais rondonienses um espaço importante para o (re)pensar do currículo e de seus componentes curriculares nas veredas da língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8711_14082016191406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN DE OLIVEIRA BERTOTTI" "autor_nome_curto" => "MIRIAN BERTOTTI" "autor_email" => "mirian.bertotti@ifro.edu." "autor_ies" => "IFRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20704 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1333 "inscrito_id" => 8711 "titulo" => "DISCUSSÕES EM SOLO RONDONIENSE: (RE)PENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR NOS TERRITÓRIOS DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PNEM" "resumo" => "Este artigo mira colocar em cena a formação docente ocorrida em terras rondonienses: “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM”. As reflexões aqui tratadas, ainda que parciais, são um convite para ampliarmos a nossa compreensão sobre este programa de formação continuada nos territórios da Linguagem. Para esta discussão tomamos como fontes de estudo os documentos norteadores do programa e os cadernos de formação oferecidos aos docentes. Uma caracterização sobre o perfil e a organização do programa são apresentados a fim de que possamos entender que o objetivo da formação é tornar a escola como lócus para discussões no campo do currículo. Na sequência apresenta-se o momento da formação continuada como instrumento de construção da identidade profissional, já que o programa possibilita momentos de ações coletivas que direcionariam uma (re)organização pedagógica da escola e, por fim, a (re)discussão na área de Linguagem, especialmente Língua Portuguesa, de diferentes abordagens pedagógico-curriculares. Desta forma e sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera a formação docente ocorrida nas escolas estaduais rondonienses um espaço importante para o (re)pensar do currículo e de seus componentes curriculares nas veredas da língua." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8711_14082016191406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN DE OLIVEIRA BERTOTTI" "autor_nome_curto" => "MIRIAN BERTOTTI" "autor_email" => "mirian.bertotti@ifro.edu." "autor_ies" => "IFRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }