PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A METACOGNIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEANDO O CENÁRIO BRASILEIRO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22034 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 9657 "titulo" => "PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A METACOGNIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEANDO O CENÁRIO BRASILEIRO" "resumo" => "Nos últimos anos as demandas do magistério vem sofrendo acelerado processo de mudanças. Como consequência também se modificam o contexto e características exigidas para a formação de professores. Assim sendo, esta formação vem sendo cada vez mais pesquisada visando compreender melhor os processos a ela inerentes. Em meio a estas pesquisas muito tem se falado da formação de uma profissional diferenciado, o professor reflexivo/pesquisador, um profissional capaz de dar conta do continuo ambiente de transformações que é a escola nos dias atuais. Neste sentido então, estudos sobre a metacognição, seus processos e estratégias podem trazer respostas úteis tanto para o pesquisador, como ainda para a prática diária do professor. A metacognição designa um pensar sobre o pensar, ou seja, um discurso de segundo nível sobre a cognição. E é nesta capacidade de fomentar o amadurecimento dos processos reflexivos que, a metacognição traz sua mais fundamental contribuição. Assim sendo importa saber se e como o domínio metacognitivo vem trazendo contribuições para a formação do professor. Por isto, este trabalho tem como objetivo mapear os usos que a metacognição vem tendo neste campo no contexto nacional. O mapeamento das publicações fez uso dos seguintes sítios de busca: Google Acadêmico, Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: metacognição, professores e formação de professores, de acordo com as regras de cada ambiente de pesquisa. De um total de 18 arquivos encontrados, 16 mostraram-se adequados para esta pesquisa. Foram então arquivados no Zotero®, lidos, tabulados e categorizados. Foi observado que a PUCPR e a UNICAMP são as lideres de publicação, o mesmo acontecendo com as regiões Sul e Sudeste . Mas o volume é baixo embora regular, os 16 artigos estavam distribuídos entre os anos de 2003 e 2015, sem qualquer pico de produção. Chama a atenção o pequeno volume de teses de doutorado e de trabalhos em congressos a indicar pouco estímulo à formação de linhas de pesquisa e disseminação do conhecimento pertinente.. O público alvo destes trabalhos concentrou-se em alunos dos cursos de Pedagogia e Ensino de ciências e Matemática. Os procedimentos metacognitivos utilizados foram: oficina Metacognitiva, trabalho colaborativo, relato reflexivo, narrativa, mapa conceitual e análise de situação de aula. Por meio deste mapeamento nos aproximamos e conhecemos um pouco mais sobre como a metacognição vem sendo trabalhada na formação de professores no âmbito nacional. Percebemos que os trabalhos estão voltados majoritariamente a formação inicial, principalmente na formação do professor de ciências e do pedagogo, e que este é um campo de pesquisa que ainda é incipiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, METACOGNIÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9657_11082016102347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE MARAGLIA" "autor_nome_curto" => "PEDRO MARAGLIA" "autor_email" => "pedromaraglia29@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22034 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 9657 "titulo" => "PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A METACOGNIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEANDO O CENÁRIO BRASILEIRO" "resumo" => "Nos últimos anos as demandas do magistério vem sofrendo acelerado processo de mudanças. Como consequência também se modificam o contexto e características exigidas para a formação de professores. Assim sendo, esta formação vem sendo cada vez mais pesquisada visando compreender melhor os processos a ela inerentes. Em meio a estas pesquisas muito tem se falado da formação de uma profissional diferenciado, o professor reflexivo/pesquisador, um profissional capaz de dar conta do continuo ambiente de transformações que é a escola nos dias atuais. Neste sentido então, estudos sobre a metacognição, seus processos e estratégias podem trazer respostas úteis tanto para o pesquisador, como ainda para a prática diária do professor. A metacognição designa um pensar sobre o pensar, ou seja, um discurso de segundo nível sobre a cognição. E é nesta capacidade de fomentar o amadurecimento dos processos reflexivos que, a metacognição traz sua mais fundamental contribuição. Assim sendo importa saber se e como o domínio metacognitivo vem trazendo contribuições para a formação do professor. Por isto, este trabalho tem como objetivo mapear os usos que a metacognição vem tendo neste campo no contexto nacional. O mapeamento das publicações fez uso dos seguintes sítios de busca: Google Acadêmico, Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: metacognição, professores e formação de professores, de acordo com as regras de cada ambiente de pesquisa. De um total de 18 arquivos encontrados, 16 mostraram-se adequados para esta pesquisa. Foram então arquivados no Zotero®, lidos, tabulados e categorizados. Foi observado que a PUCPR e a UNICAMP são as lideres de publicação, o mesmo acontecendo com as regiões Sul e Sudeste . Mas o volume é baixo embora regular, os 16 artigos estavam distribuídos entre os anos de 2003 e 2015, sem qualquer pico de produção. Chama a atenção o pequeno volume de teses de doutorado e de trabalhos em congressos a indicar pouco estímulo à formação de linhas de pesquisa e disseminação do conhecimento pertinente.. O público alvo destes trabalhos concentrou-se em alunos dos cursos de Pedagogia e Ensino de ciências e Matemática. Os procedimentos metacognitivos utilizados foram: oficina Metacognitiva, trabalho colaborativo, relato reflexivo, narrativa, mapa conceitual e análise de situação de aula. Por meio deste mapeamento nos aproximamos e conhecemos um pouco mais sobre como a metacognição vem sendo trabalhada na formação de professores no âmbito nacional. Percebemos que os trabalhos estão voltados majoritariamente a formação inicial, principalmente na formação do professor de ciências e do pedagogo, e que este é um campo de pesquisa que ainda é incipiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, METACOGNIÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9657_11082016102347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE MARAGLIA" "autor_nome_curto" => "PEDRO MARAGLIA" "autor_email" => "pedromaraglia29@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }