EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20852 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 880 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA" "resumo" => "A escola possui papel importantíssimo no desenvolvimento do ensino/aprendizagem, e ao incluir alunos com deficiência no ambiente escolar, esta se torna um meio propício à aprendizagem e a integração social desses alunos. Assim, esse estudo teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas dos professores de Biologia, Química e Física de uma escola pública de Iguatu, cidade do interior do Estado do Ceará, voltadas para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou como estratégia de coleta de dados uma entrevista, onde foram levantadas questões relacionadas à efetivação da educação inclusiva na escola, de uma forma geral, e no que diz respeito especificamente ao ensino de Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da referida escola, sendo dois de Biologia, três de Química e um de Física. Os entrevistados apontaram dificuldades enfrentadas pela escola no tocante à inclusão de alunos com deficiência, deixando em evidencia que a principal é falta de formação específica para lidar com esse alunado, e sugeriram que a capacitação e o incentivo profissional são formas de melhorar a qualidade da educação inclusiva nas escolas. Os achados da investigação, corroborando com pesquisas relacionadas ao assunto, nos apontam que para a educação inclusiva acontecer, efetivamente, é primordial investir na formação inicial e continuada dos professores, sobretudo para aprofundar as discussões teórico-práticas, proporcionando auxílio no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1412_11082016175058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANA FELIX GARCIA" "autor_nome_curto" => "VIIVIANE" "autor_email" => "viviana.garcia@aluno.uece" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU (FECLI-UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20852 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 880 "inscrito_id" => 1412 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA" "resumo" => "A escola possui papel importantíssimo no desenvolvimento do ensino/aprendizagem, e ao incluir alunos com deficiência no ambiente escolar, esta se torna um meio propício à aprendizagem e a integração social desses alunos. Assim, esse estudo teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas dos professores de Biologia, Química e Física de uma escola pública de Iguatu, cidade do interior do Estado do Ceará, voltadas para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou como estratégia de coleta de dados uma entrevista, onde foram levantadas questões relacionadas à efetivação da educação inclusiva na escola, de uma forma geral, e no que diz respeito especificamente ao ensino de Ciências. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da referida escola, sendo dois de Biologia, três de Química e um de Física. Os entrevistados apontaram dificuldades enfrentadas pela escola no tocante à inclusão de alunos com deficiência, deixando em evidencia que a principal é falta de formação específica para lidar com esse alunado, e sugeriram que a capacitação e o incentivo profissional são formas de melhorar a qualidade da educação inclusiva nas escolas. Os achados da investigação, corroborando com pesquisas relacionadas ao assunto, nos apontam que para a educação inclusiva acontecer, efetivamente, é primordial investir na formação inicial e continuada dos professores, sobretudo para aprofundar as discussões teórico-práticas, proporcionando auxílio no que diz respeito ao processo de ensino- aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1412_11082016175058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANA FELIX GARCIA" "autor_nome_curto" => "VIIVIANE" "autor_email" => "viviana.garcia@aluno.uece" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO ,CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU (FECLI-UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }