UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22425 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 3422 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => """ Os jogos são ferramentas auxiliadoras muito importantes que podem ser exploradas na sala de aula, fazendo com que os alunos adquiram interesse pelos conteúdos didáticos. São muitos os estudos sobre a utilização do lúdico de forma geral, como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, porém são poucos os professores que se dispõe a utilizar essas ferramentas como processo educativo e, quando utilizam, apresentam dificuldades em relacioná-los ao conteúdo trabalhado em sala de aula. É necessário que a aprendizagem se torne mais prazerosa para que os alunos possam encontrar na escola muito além do quadro de giz, cadernos, lápis, borracha e livros, mas que disponham de lazer ligado ao processo educativo. Dessa forma, o trabalho teve como intuito mostrar que os jogos, quando adequados ao momento educativo, são ferramentas muito importantes no processo de ensino/aprendizagem. Foi desenvolvido com 132 alunos de três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB.\r\n A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, JOGOS, METODOLOGIA LÚDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3422_02082016164028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉLIA DE ALMEIDA AGRA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CLÉLIA AGRA" "autor_email" => "cleliaagra@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22425 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 3422 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => """ Os jogos são ferramentas auxiliadoras muito importantes que podem ser exploradas na sala de aula, fazendo com que os alunos adquiram interesse pelos conteúdos didáticos. São muitos os estudos sobre a utilização do lúdico de forma geral, como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, porém são poucos os professores que se dispõe a utilizar essas ferramentas como processo educativo e, quando utilizam, apresentam dificuldades em relacioná-los ao conteúdo trabalhado em sala de aula. É necessário que a aprendizagem se torne mais prazerosa para que os alunos possam encontrar na escola muito além do quadro de giz, cadernos, lápis, borracha e livros, mas que disponham de lazer ligado ao processo educativo. Dessa forma, o trabalho teve como intuito mostrar que os jogos, quando adequados ao momento educativo, são ferramentas muito importantes no processo de ensino/aprendizagem. Foi desenvolvido com 132 alunos de três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, localizada na cidade de Campina Grande – PB.\r\n A primeira etapa do trabalho foi realizar a explanação sobre o conteúdo na sala de aula, onde houve a explicação sobre os conteúdos do livro didático como: Substâncias simples e compostas, tipos de misturas, técnicas de separação de misturas, regras de laboratório, elementos da tabela periódica, etc. Depois de explicado os conteúdos, realizados os devidos exercícios e tiradas todas as dúvidas dos alunos, realizamos o dia do bingo como uma maneira de revisar o conteúdo de uma forma lúdica. Para realização desse trabalho utilizamos um bingo comprado em loja de importados, ficha com 30 perguntas digitadas (cada número correspondente a uma pergunta), cartelas confeccionadas pela professora (contendo as respostas das perguntas da ficha), e bolinhas de papel amassadas para marcar a cartela. Os alunos foram bem receptivos à forma de revisar o conteúdo, pois fugiu um pouco da aula tradicional. Após a realização do bingo, foi aplicado um questionário para observar se o jogo teve um efeito positivo na forma de revisar o conteúdo. Com a realização dessa atividade tornou-se evidente que o jogo, em seus vários aspectos, pôde desempenhar uma função estimuladora no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pode-se afirmar que o jogo não só pode, como deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, privilegiando o espaço da sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, JOGOS, METODOLOGIA LÚDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3422_02082016164028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉLIA DE ALMEIDA AGRA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CLÉLIA AGRA" "autor_email" => "cleliaagra@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }