Este artigo objetiva trazer à tona discussões acerca da aplicabilidade do ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena como desdobramento da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão destes assuntos nos currículos da educação básica. Analisamos a apropriação e utilização do livro didático de História por professores da disciplina em uma escola pública estadual da cidade de Pau dos Ferros – RN. Lá entramos em contato com os dois professores de História que trabalham no ensino médio e procuramos observar, a partir das suas visões, as práticas de ensino de temas de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena e a forma como se apropriam e utilizam o livro como recurso auxiliar nas aulas sobre estes assuntos. A metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica e diálogo com obras e autores que discutem o ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, práticas docentes e livro didático. Utilizamos ainda a pesquisa de campo, abordagem qualitativa dos resultados coletados e a realização de entrevista semi estruturada com cada um dos sujeitos da pesquisa, quando observamos e refletimos sobre a visão que apresentam sobre suas práticas de ensino e a utilização do livro didático como recurso auxiliar nas aulas em que falam sobre elementos históricos e culturais de negros e indígenas. Com este trabalho buscamos contribuir com as discussões para a educação para as relações étnico raciais e os impactos do ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena na sala de aula em escolas públicas de ensino médio.