A presente abordagem qualitativa visa relatar os resultados das intervenções do subprojeto PIBID do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/ História, do campus da UFMA de Codó - MA (semestre 2016.1), cujo foco incidiu sobre a educação ambiental (EA) como estratégia de combate ao Aedes aegypti; as atividades foram desenvolvidas na escola municipal Renê Bayma, localizada no povoado KM 17, zona rural do município de Codó. No que concerne à metodologia, foram utilizados recursos do método dialético; os principais procedimentos metodológicos foram exposição de vídeos, leituras de folders e pesquisas na internet relacionadas à problemática, produção de cartazes, faixas e textos pelos alunos, os quais foram utilizados na culminância das intervenções, uma caminhada na comunidade, envolvendo todos os alunos da escola. O principal resultado alcançado com as intervenções em EA diz respeito à extensão do que foi trabalhado na escola à comunidade, em que se destacou a conscientização sobre medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor de várias doenças, dentre as quais a dengue, a febre chikungunya e a zika.