Este objetiva discutir a importância da contação de histórias na educação infantil, visto que é fundamental por ser o momento em que à criança será proporcionada a convivência escolar e será oportunizada, ou não, ao prazer de se estar e progredir nos caminhos da escolarização de forma lúdica. Fazemos um percurso histórico sobre a história da literatura infantil e suas contribuições na formação dos atores sociais. Destacamos ainda o papel do psicopedagogo no processo literário. Para tanto, buscamos o aporte de múltiplos autores, como: Abramovich (2009), Zilberman (2003), Amarilha (1997), Miranda (1987), Bettelheim (1980) dentre outros. Com essa abordagem fica nítida que a prática literária na educação infantil propicia a internalização e o prazer em ouvir histórias, aguçando a curiosidade para descobertas das palavras escritas nos livros, que são paginados atentamente mergulhando no mundo da imaginação pelos desenhos neles encontrados. A metodologia utilizada consistiu na revisão literária especializada e aportes legais da literatura infantil. Sendo assim, a contação de histórias proporciona emoções, levando os espectadores a adentrar de forma tão real que os farão verdadeiramente sentir grandes sensações, além de desenvolver o cognitivo levando a um maior repertório oral e consequentemente aprimorar as produções escritas de suas ideias.