A inclusão de portadores de necessidades especiais no Brasil vem crescendo gradativamente. Normativas são implementadas constantemente a fim de, facilitar e melhorar o acesso e permanecia nas escolas de alunos portadores de necessidades especiais. Alunos com deficiência auditiva necessitam de uma atenção especial, haja vista que, a sua língua natural é a Língua Brasileira de Sinais, esses alunos não possuem habilidades que possibilitem apreender e utilizar a língua portuguesa falada como língua nativa. Muitos são os desafios para a inclusão de alunos surdos no ensino regular, o desenvolvimento de metodologias direcionadas, bem como, capacitação de professores e de toda a comunidade escolar são fundamentais, assim como, a disponibilização de materiais e infraestruturas adequadas. O professor e o interprete de libras devem atuar em sintonia, para que a aprendizagem aconteça sem prejuízos. Surdos e ouvintes devem desenvolver uma relação saudável, sem preconceitos e segregação. A libras deve ser de fácil acesso aos alunos ouvintes para que a interação entre ouvintes e surdos seja natural. É primordial a conscientização de todos, cada um desempenhando seu papel de maneira compromissada e responsável para que a inclusão de fato ocorra. Portas foram abertas no sentido de possibilitar que a educação de qualidade seja igualitária consolidada em um direito para todos, sem nenhuma distinção.