Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NAS PRÁTICAS DE ESCRITA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO DA ESCRITA, ESCOLA PÚBLICA, PROPOSTA METODOLÓGICA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) preconizam que as atividades de escrita em sala de aula devem servir como subsídios para a prática da escrita no ambiente social. E, que o (a) aluno (a) deve ser considerado (a) como produtor (a) de textos, sujeito dessa produção. No entanto, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da produção textual, na escola, o ato de produzir um texto se resumia, se resume ainda, em algumas salas de aula, a figura da redação: atividade de produção textual caracterizada pela expressão do conhecimento/experiência do aluno (a) sobre determinado assunto. Para Geraldi (2006) produzir texto qualquer modalidade, é preciso que se tenha o que dizer; uma razão para dizer o que se tem a dizer; se tenha para quem dizer o que se tem a dizer. Diante do exposto acima, este subprojeto busca analisar a prática pedagógica dos professores de escolas públicas, no tocante ao ensino da escrita e propor uma atividade alternativa. Desse modo, esta pesquisa qualitativa parte do projeto de práticas metodológicas de LP do PIBID/CH/UEPB se justificou por discutir a problemática das práticas didático-metodológicas de produção de textos em escolas públicas de Guarabira/PB.

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