OS SENTIDOS DE SER UM PESQUISADOR-INICIANTE DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21864 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SER UM PESQUISADOR-INICIANTE DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Durante a formação os estudantes de cursos de licenciatura tem a oportunidade de conhecer e participar de pesquisas científicas versando sobre as temáticas discutidas em sala de aula. Nestes momentos o licenciando pode ampliar seus conhecimentos sobre a realidade docente presente em contexto escolar e educacional uma vez que as atividades de pesquisa permitem que esse profissional em formação direcione um olhar mais cuidadoso, crítico e reflexivo para os fenômenos presentes no contexto escolar. Partindo desse pressuposto esse trabalho teve como principal objetivo descrever quais podem ser os sentidos de ser um pesquisador-iniciante durante os primeiros anos na formação docente. Foi realizado com a colaboração de 10 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Música do IF Sertão PE, Campus Petrolina. Os resultados desta investigação revelam que, para os estudantes entrevistados, é muito importante a participação dos licenciandos durante os anos iniciais da formação em pesquisa científica em contexto escolar/educacional visto que, nestes momentos, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade presente na escola, bem como pode colocar em prática os conteúdos teóricos estudados durante a formação, além de compreender melhor os acontecimentos na escola as quais desenvolvem trabalhos de pesquisa científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISADOR-INICIANTE, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID80_19042016185854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARILIA GUEDES" "autor_email" => "albertinamarilia@hotmail." "autor_ies" => "IF SERTÃO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21864 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SER UM PESQUISADOR-INICIANTE DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Durante a formação os estudantes de cursos de licenciatura tem a oportunidade de conhecer e participar de pesquisas científicas versando sobre as temáticas discutidas em sala de aula. Nestes momentos o licenciando pode ampliar seus conhecimentos sobre a realidade docente presente em contexto escolar e educacional uma vez que as atividades de pesquisa permitem que esse profissional em formação direcione um olhar mais cuidadoso, crítico e reflexivo para os fenômenos presentes no contexto escolar. Partindo desse pressuposto esse trabalho teve como principal objetivo descrever quais podem ser os sentidos de ser um pesquisador-iniciante durante os primeiros anos na formação docente. Foi realizado com a colaboração de 10 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Música do IF Sertão PE, Campus Petrolina. Os resultados desta investigação revelam que, para os estudantes entrevistados, é muito importante a participação dos licenciandos durante os anos iniciais da formação em pesquisa científica em contexto escolar/educacional visto que, nestes momentos, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade presente na escola, bem como pode colocar em prática os conteúdos teóricos estudados durante a formação, além de compreender melhor os acontecimentos na escola as quais desenvolvem trabalhos de pesquisa científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISADOR-INICIANTE, CONTEXTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID80_19042016185854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTINA MARÍLIA ALVES GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARILIA GUEDES" "autor_email" => "albertinamarilia@hotmail." "autor_ies" => "IF SERTÃO PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }