Durante a formação os estudantes de cursos de licenciatura tem a oportunidade de conhecer e participar de pesquisas científicas versando sobre as temáticas discutidas em sala de aula. Nestes momentos o licenciando pode ampliar seus conhecimentos sobre a realidade docente presente em contexto escolar e educacional uma vez que as atividades de pesquisa permitem que esse profissional em formação direcione um olhar mais cuidadoso, crítico e reflexivo para os fenômenos presentes no contexto escolar. Partindo desse pressuposto esse trabalho teve como principal objetivo descrever quais podem ser os sentidos de ser um pesquisador-iniciante durante os primeiros anos na formação docente. Foi realizado com a colaboração de 10 estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Música do IF Sertão PE, Campus Petrolina. Os resultados desta investigação revelam que, para os estudantes entrevistados, é muito importante a participação dos licenciandos durante os anos iniciais da formação em pesquisa científica em contexto escolar/educacional visto que, nestes momentos, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a realidade presente na escola, bem como pode colocar em prática os conteúdos teóricos estudados durante a formação, além de compreender melhor os acontecimentos na escola as quais desenvolvem trabalhos de pesquisa científica.