A presente pesquisa objetivou diagnosticar de que maneira o lúdico está sendo utilizado como recurso pedagógico e/ou estratégia de ensino pelos professores na educação infantil da Creche Tia Biluca, em Massapê do Piauí, conhecendo as contribuições que estes podem proporcionar ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Nessa perspectiva, procurou-se fazer uma pesquisa de campo na referida instituição através de questionários pré-elaborados com 10 (dez) questões aplicadas aos professores da educação infantil, além de uma observação não participativa em sala de aula. De acordo com os autores estudados, a ludicidade é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras e que deve ser a atividade privilegiada nas instituições de educação infantil. Os resultados que os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois confirmou o quanto a ludicidade e o ato de brincar são importantes e prazerosos na educação infantil, posto que na instituição pesquisada se pode notar a preocupação dos professores na sua prática pedagógica na sala de aula voltada ao desenvolvimento da criança em seu sentido amplo.E nesse processo, o professor tem um papel de fundamental importância, pois proporciona as oportunidades da criança da Educação Infantil a brincar de forma prazerosa e espontânea dentro de um contexto elaborado pelo professor de forma que a ação desenvolvida leva ao desenvolvimento integral da criança.Portanto, a ludicidade contribui para o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e afetivo da criança, onde através da imaginação ela pode expressar seus medos, angústias e sentimentos. Como também, através da brincadeira, a criança irá criar uma base de compreensão de sistemas simbólicos, habilidades, de inventar, satisfações, obstáculos e acima de tudo desafios.