O governo brasileiro tem investido muitos recursos na melhoria da educação básica. Um dos instrumentos pedagógicos que tem recebido atenção é o livro didático, considerado um elo da comunicação verbal e fonte de informações para o ensino e aprendizado. Atualmente, com o Programa Nacional do Livro Didático, é possível que os professores escolham as coleções que serão utilizadas na escola. Entretanto, geralmente, falta acompanhamento aos educadores nesse processo que exige conhecimento científico e da realidade escolar. Principalmente, em assuntos complexos como a Genética, que aparece entre os conteúdos mais difíceis de serem trabalhados em sala de aula. Reconhecendo esta falta de orientação, este trabalho objetivou analisar os conteúdos sobre as Leis de Mendel e Probabilidade presentes no terceiro volume dos livros didáticos do ensino médio das escolas públicas do Brasil. Quatro livros foram analisados através das fases de seleção, elaboração dos quadros e análise dos conteúdos citados. As Leis de Mendel e Probabilidade são subtemas da Genética, geralmente presentes do terceiro ano do ensino médio. Os temas analisados foram encontrados em apenas dois livros. O livro Biologia de César, Sezar e Caldini é considerado o mais indicado para ser utilizado pelo professor no terceiro ano do ensino médio por se destacar em mais critérios nos três conteúdos estudados. Os principais problemas encontrados nos livros foram a descontextualização, falta de relação com o cotidiano e a redução dos conteúdos. Por outro lado, praticamente nenhum erro conceitual nos textos foi encontrado, demonstrando que as pesquisas com avaliação de livros têm surtido efeito em relação à qualidade científica.