ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES E PRÁTICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20185 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 10214 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Compreender o universo de interlocução entre alfabetizando e alfabetizador é uma estratégia que poderá ampliar nosso espaço de mediação no que diz respeito às dificuldades de interpretação das letras das palavras e dos textos. Embora sejam bastante confundidas, é necessário esclarecer que alfabetização e letramento apesar de estarem, de certa forma, interligadas já que ambas estão voltadas para a linguagem, elas envolvem processos distintos, pois o ato de alfabetizar requer ler e escrever, enquanto o letramento não envolve apenas a leitura e a escrita, mas também a capacidade de analisar e interpretar de forma crítica bem como saber utilizar corretamente a linguagem em diversos contextos sociais, desempenhando assim sua competência discursiva. Sendo assim, entende-se que a linguagem se aperfeiçoa em um determinado indivíduo, oferecendo a ele características próprias no que diz respeito à sua identidade, de modo a desenvolver sua competência comunicativa. Para isso o trabalho trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com vistas a intervir na realidade, por isso do ponto de vista das finalidades pode-se dizer que trata-se de uma pesquisa-ação. Tendo como objetivo geral Investigar o processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Picos-PI e como objetivos específicos procuramos conhecer como os professores alfabetizam e letram as crianças do 1º ano do ensino fundamental; realizar atividades que contribuam com o processo de alfabetização das crianças e conhecer como os professores alfabetizadores mensuram a aprendizagem das crianças no que tange a alfabetização e ao letramento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10214_16082016081914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE RAMOS DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "KARINE RAMOS " "autor_email" => "karineramos1@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI - CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20185 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 10214 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Compreender o universo de interlocução entre alfabetizando e alfabetizador é uma estratégia que poderá ampliar nosso espaço de mediação no que diz respeito às dificuldades de interpretação das letras das palavras e dos textos. Embora sejam bastante confundidas, é necessário esclarecer que alfabetização e letramento apesar de estarem, de certa forma, interligadas já que ambas estão voltadas para a linguagem, elas envolvem processos distintos, pois o ato de alfabetizar requer ler e escrever, enquanto o letramento não envolve apenas a leitura e a escrita, mas também a capacidade de analisar e interpretar de forma crítica bem como saber utilizar corretamente a linguagem em diversos contextos sociais, desempenhando assim sua competência discursiva. Sendo assim, entende-se que a linguagem se aperfeiçoa em um determinado indivíduo, oferecendo a ele características próprias no que diz respeito à sua identidade, de modo a desenvolver sua competência comunicativa. Para isso o trabalho trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com vistas a intervir na realidade, por isso do ponto de vista das finalidades pode-se dizer que trata-se de uma pesquisa-ação. Tendo como objetivo geral Investigar o processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Picos-PI e como objetivos específicos procuramos conhecer como os professores alfabetizam e letram as crianças do 1º ano do ensino fundamental; realizar atividades que contribuam com o processo de alfabetização das crianças e conhecer como os professores alfabetizadores mensuram a aprendizagem das crianças no que tange a alfabetização e ao letramento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS, PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10214_16082016081914.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE RAMOS DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "KARINE RAMOS " "autor_email" => "karineramos1@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI - CAMPUS PROFESSOR BARROS ARAÚJO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }