Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENSAÇÕES, TEXTURAS E FORMAS: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA CRECHE

Palavra-chaves: CRECHE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, MÚLTIPLAS LINGUAGENS Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22250
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2683
    "inscrito_id" => 6667
    "titulo" => "SENSAÇÕES, TEXTURAS E FORMAS:  MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA CRECHE"
    "resumo" => "As múltiplas linguagens na creche contribuem para o desenvolvimento integral da criança, considerando o educar, cuidar, brincar como princípios da prática pedagógica desenvolvidas na Educação Infantil. Compreendendo que a creche é um espaço em que as crianças além de receber cuidados físicos elas são educadas, constituem-se enquanto sujeitos a medida que constroem uma visão de mundo e de si mesmas. Este artigo tem como objetivo analisar a importância das múltiplas linguagens para o desenvolvimento das crianças da creche com idade entre dois e três anos, visto que este é o período em que elas descobrem o mundo a partir das sensações, uma vez que estão na fase objetal-manipulatória. A análise se dá a partir dos resultados da implementação do projeto “Brincando de experimentar” pelos estagiários em duas turmas de maternal I, de uma creche escola municipal de São Luís, e de pesquisas bibliográficas, durante o Estágio em Docência na Educação Infantil ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Percebeu-se, com as ações do projeto desenvolvidas, que as crianças demonstraram interesse em aprender, manipulando os objetos de diferentes texturas e formas, explorando suas características e conhecendo o seu uso real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRECHE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID6667_17082016155527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE CRUZ DE ASSUNÇÃO  MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE CRUZ"
    "autor_email" => "eliete_cruz93@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22250
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2683
    "inscrito_id" => 6667
    "titulo" => "SENSAÇÕES, TEXTURAS E FORMAS:  MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA CRECHE"
    "resumo" => "As múltiplas linguagens na creche contribuem para o desenvolvimento integral da criança, considerando o educar, cuidar, brincar como princípios da prática pedagógica desenvolvidas na Educação Infantil. Compreendendo que a creche é um espaço em que as crianças além de receber cuidados físicos elas são educadas, constituem-se enquanto sujeitos a medida que constroem uma visão de mundo e de si mesmas. Este artigo tem como objetivo analisar a importância das múltiplas linguagens para o desenvolvimento das crianças da creche com idade entre dois e três anos, visto que este é o período em que elas descobrem o mundo a partir das sensações, uma vez que estão na fase objetal-manipulatória. A análise se dá a partir dos resultados da implementação do projeto “Brincando de experimentar” pelos estagiários em duas turmas de maternal I, de uma creche escola municipal de São Luís, e de pesquisas bibliográficas, durante o Estágio em Docência na Educação Infantil ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Percebeu-se, com as ações do projeto desenvolvidas, que as crianças demonstraram interesse em aprender, manipulando os objetos de diferentes texturas e formas, explorando suas características e conhecendo o seu uso real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRECHE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, MÚLTIPLAS LINGUAGENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID6667_17082016155527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE CRUZ DE ASSUNÇÃO  MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE CRUZ"
    "autor_email" => "eliete_cruz93@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As múltiplas linguagens na creche contribuem para o desenvolvimento integral da criança, considerando o educar, cuidar, brincar como princípios da prática pedagógica desenvolvidas na Educação Infantil. Compreendendo que a creche é um espaço em que as crianças além de receber cuidados físicos elas são educadas, constituem-se enquanto sujeitos a medida que constroem uma visão de mundo e de si mesmas. Este artigo tem como objetivo analisar a importância das múltiplas linguagens para o desenvolvimento das crianças da creche com idade entre dois e três anos, visto que este é o período em que elas descobrem o mundo a partir das sensações, uma vez que estão na fase objetal-manipulatória. A análise se dá a partir dos resultados da implementação do projeto “Brincando de experimentar” pelos estagiários em duas turmas de maternal I, de uma creche escola municipal de São Luís, e de pesquisas bibliográficas, durante o Estágio em Docência na Educação Infantil ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Percebeu-se, com as ações do projeto desenvolvidas, que as crianças demonstraram interesse em aprender, manipulando os objetos de diferentes texturas e formas, explorando suas características e conhecendo o seu uso real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.