No Brasil, durante os últimos anos, percebemos o descaso do governo em relação à melhoria da qualidade do ensino público do país. Observamos também a desvalorização e precarização do trabalho docente e, por conta disso, a deflagração de vários movimentos grevistas. Nesse sentido, este trabalho desenvolvido em um Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a escola pública, aborda a questão da luta dos docentes contra arbitrariedades do governo estadual e contextualiza todo esse movimento, enfatizando a greve dos docentes do estado do Ceará e as ocupações das escolas por parte dos estudantes secundaristas que apoiam seus professores e estão construindo suas próprias pautas para fortalecer o movimento. Como metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa, utilizando a observação participante, no qual o pesquisador tem um contato direto com o objeto de sua pesquisa. Dessa forma, através de todo esse processo, podemos concluir de forma preliminar que o movimento de ocupação instituído no estado do Ceará fortaleceu a greve dos professores. Portanto, com a aproximação ao debate desta problemática, observamos nos estudantes, tanto da escola como da universidade, uma ampliação da capacidade de compreensão da realidade, cujo censo político dos estudantes está aflorando de forma crítica, fazendo com que percebam que a educação a cada dia se torna desvalorizada pelas políticas governamentais e que são necessárias ações que barrem os excessos e o descaso com algo tão essencial, como é o direito ao acesso e permanência na escola com uma educação de qualidade.