O presente estudo tem por objetivo analisar o potencial pedagógico de desenhos animados infantis de dois canais de TV a cabo, veiculados no Brasil, a saber, Discovery kids (Doki/Show da Luna) e Disney Junior (A Casa do Mickey Mouse/Doutora Brinquedos), identificando como eles utilizam os conteúdos e as plataformas digitais para fins pedagógicos. Para tanto, foi empreendida uma investigação baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Comunicação, Mídia, Hipertexto e da Pedagogia. Com vistas a analisar sistematicamente programas televisivos, adaptamos o protocolo de análise de imagens em movimento Rose (2007). O referido instrumento analítico compreende as composições de imagens em movimento, sons e discurso. A coleta dos dados ocorreu no período de 2013 a 2015. Os resultados indicam que desenhos animados infantis podem ser utilizados para introduzir ou aprofundar conteúdos e discutir valores e comportamentos das crianças em idade pré-escolar. Percebeu-se que as plataformas digitais se tornaram uma extensão dos canais infantis e que podem contribuir para a educação das crianças, se utilizadas sob orientação e com objetivos definidos. Para tanto, é importante que todos os envolvidos, crianças, educadores e pais saibam receber e consumir os conteúdos de forma crítica, bem como estejam cientes de seus papéis nesse processo. A relação televisão-plataformas digitais-educação torna a aprendizagem mais interativa e significativa. Assim, a TV e as plataformas digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de crianças em idade pré-escolar são ferramentas que podem potencializar o ensino e o comportamento das crianças.