DIFICULDADES E DESAFIOS DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FACE AO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO.
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Diante desse novo paradigma, a formação docente se apresenta como peça fundamental e indispensável para a efetivação dessa demanda, uma vez que o professor que sabe lidar com os diferentes perfis, consegue responder às necessidades de seus alunos, desenvolvendo diferentes estratégias de ensino para educar a todos, sem discriminação. Nesse sentido, o presente artigo objetivou analisar as dificuldades e os desafios enfrentados por professores da área de Ciências do Ensino Fundamental, diante da inclusão de alunos com deficiência. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos foram oito professores de ciências de quatro escolas da rede pública, de Ensino Fundamental, localizadas na cidade de Iguatu- Ce. Os achados da pesquisa apontam que a escola precisa ser um ambiente acolhedor e acessível, que garanta as condições para o desenvolvimento das potencialidades de todos os estudantes. 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