Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES REALIZADAS PELO PROJETO GESTÃO SOCIAL NAS ESCOLAS NA OCUPAÇÃO DA E.E.M. DONA MARIA AMÉLIA BEZERRA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Palavra-chaves: OCUPAÇÃO, MOVIMENTO ESTUDANTIL, FANZINE, DIFUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo propõe-se abordar a ocupação estudantil realizada na E.E.M. Dona Maria Amélia Bezerra em Juazeiro do Norte-CE, tendo como objetivo demonstrar as ações realizadas pelo Projeto Gestão Social nas Escolas (PGSE) neste local e verificar como o produto destas ações, o fanzine, contribuiu para difusão social do movimento e para a promoção do empoderamento dos jovens envolvidos no processo. Este estudo se configura como um relato de experiência, onde será demonstrada a metodologia das oficinas realizadas e os resultados advindo destas. Foi possível observar que os jovens encontraram na ocupação uma forma de mostrarem a sua visão em relação ao sistema educacional atual, que por sua vez, tornou-se um ambiente sem horizontalidade e que não permite o espaço de fala no controle social da gestão escolar. Também foi visto que o fanzine se consolidou como um importante instrumento para difusão das pautas de reivindicação dos alunos na comunidade onde a escola está inserida, popularizando o movimento e sensibilizando a comunidade para além dos muros da escola, sobre as pautas estudantis. Conclui-se que as práticas promovidas pelo PGSE auxiliaram os alunos no fortalecimento da legitimidade da ocupação, como também aponta que o fanzine se constituiu como importante instrumento para tornar acessível a população as pautas trazidas pelo movimento secundarista.

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