JUNIOR, Valdier Ribeiro Santos et al.. Performance musical: o olhar do aprendiz. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21926>. Acesso em: 23/12/2024 04:58
O presente artigo tem o objetivo de levantar questões pertinentes em relação ao processo comunicativo que há entre os sons e seus ouvintes. Alicerçamos nossas inferências em autores que abordam questões importantes sobre a aquisição dos conhecimentos musicais dos músicos populares, pensando no espaço sonoro como ambiente carregado de significados. Anuímos reflexões sobre dois modelos de ouvintes: o ouvinte que tem seus significados musicais a partir das relações não musicais e o ouvinte conhecedor das regras musicais que tem seus conceitos musicais tratados a partir de seu envolvimento com o ambiente sonoro. Com o objetivo de aprofundarmos os resultados, empreendemos uma pesquisa onde observamos as performances musicais que ocorreram no evento intitulado “Som da Mata”, o qual acontece aos domingos no Parque das Dunas na cidade do Natal-RN. Nosso foco convergiu pela necessidade de entender a seguinte questão: “o que te chama a atenção no Som da Mata?” Essa questão foi levantada ao término das apresentações, no sentido de percebermos quais os objetivos das pessoas que vivenciavam as apresentações musicais. Como resultado, identificamos que os espaços sonoros atraem olhares distintos, desde as pessoas sem o mínimo conhecimento musical até músicos consagrados. Nesse sentido, concluímos que nestes ambientes ocorrem processos de aprendizagens os quais colaboram significativamente com a formação dos músicos populares.