Na tentativa de estimular os alunos e envolvê-los nas atividades de leitura e produção de textos, muitos educadores têm investido no Jornal Escolar. Ferramenta teoricamente capaz de mobilizar os alunos para a construção coletiva de um produto que envolve leitura e escrita de gêneros textuais diversificados de forma natural e até divertida, de contribuir para a formação linguística deles, de aumentar o seu interesse e de contribuir para a aprendizagem de outros conteúdos, adentrando o âmbito de outras disciplinas, a exemplo da Biologia. É o que buscaremos constatar com o Projeto denominado “O jornal escolar como ferramenta de incentivo à leitura e escrita de gêneros textuais”, em andamento na Escola Estadual Alzira Lisboa, localizada em Jacaraú-PB. Acreditamos que o envolvimento dos jovens em cada etapa do processo de construção do jornal, desde a escolha do nome até a formatação final, leve-os a valorizar mais as atividades propostas e produza resultados melhores do que os obtidos pelas obsoletas aulas de redação. O projeto conta com um grupo de 30 alunos voluntários que se dispuseram a participar e assumiram responsabilidades inerentes a uma redação de jornal, além deles, o jornal contará com colaboradores, autores e co-autores, que realizarão pesquisas e colaborarão alimentando o jornal da escola. A expectativa é que o lançamento da primeira edição do jornal, com data prevista para novembro, mobilize toda a comunidade escolar e, nos próximos anos, sejam possíveis mais de uma edição por ano.