Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: Educação Infantil, Estágio, Prática Pedagógica Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 2
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar experiências no Estágio Docente em Educação Infantil, através do componente curricular Estágio III, realizado em duas Creches e Pré-Escolas do Município de Campina Grande – PB, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011. Este processo é caracterizado pela primeira etapa do estágio, antecedendo a efetiva atuação docente em educação infantil. Assim, a observação do currículo e a prática pedagógica deste nível de ensino, caracteriza a vivência dos/as alunos/as em campo de estágio. As observações ocorreram através de visitas realizadas nas instituições de ensino, conversas com as professoras e funcionários/as relacionadas com seu cotidiano escolar e suas respectivas experiências, e  pesquisa bibliográfica sobre o tema. Nessas instituições foi possível observar a estrutura física, e seu funcionamento, a prática das professoras, sua forma de atuar em sala (com ou sem planejamento) e o relacionamento de todos/as os/as funcionários/as com os/as alunos/as. Assim, pretendemos descrever a análise das etapas vividas durante todo período de observação. Diante disto, consideramos de fundamental importância à observação e colaboração realizada durante o período de estágio, pois, sem elas, não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada em sala com a realidade das práticas pedagógicas das instituições visitadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Educação infantil, Estágio, Prática pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "b9d487a30398d42ecff55c228ed5652b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACACIA SILVA ALCANTARA"
    "autor_nome_curto" => "ACACIA"
    "autor_email" => "acacialivros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 2
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 457
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DOCENTE: OBSERVAÇÕES ACERCA DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar experiências no Estágio Docente em Educação Infantil, através do componente curricular Estágio III, realizado em duas Creches e Pré-Escolas do Município de Campina Grande – PB, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011. Este processo é caracterizado pela primeira etapa do estágio, antecedendo a efetiva atuação docente em educação infantil. Assim, a observação do currículo e a prática pedagógica deste nível de ensino, caracteriza a vivência dos/as alunos/as em campo de estágio. As observações ocorreram através de visitas realizadas nas instituições de ensino, conversas com as professoras e funcionários/as relacionadas com seu cotidiano escolar e suas respectivas experiências, e  pesquisa bibliográfica sobre o tema. Nessas instituições foi possível observar a estrutura física, e seu funcionamento, a prática das professoras, sua forma de atuar em sala (com ou sem planejamento) e o relacionamento de todos/as os/as funcionários/as com os/as alunos/as. Assim, pretendemos descrever a análise das etapas vividas durante todo período de observação. Diante disto, consideramos de fundamental importância à observação e colaboração realizada durante o período de estágio, pois, sem elas, não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada em sala com a realidade das práticas pedagógicas das instituições visitadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Educação infantil, Estágio, Prática pedagógica"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "b9d487a30398d42ecff55c228ed5652b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACACIA SILVA ALCANTARA"
    "autor_nome_curto" => "ACACIA"
    "autor_email" => "acacialivros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar experiências no Estágio Docente em Educação Infantil, através do componente curricular Estágio III, realizado em duas Creches e Pré-Escolas do Município de Campina Grande – PB, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2011. Este processo é caracterizado pela primeira etapa do estágio, antecedendo a efetiva atuação docente em educação infantil. Assim, a observação do currículo e a prática pedagógica deste nível de ensino, caracteriza a vivência dos/as alunos/as em campo de estágio. As observações ocorreram através de visitas realizadas nas instituições de ensino, conversas com as professoras e funcionários/as relacionadas com seu cotidiano escolar e suas respectivas experiências, e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Nessas instituições foi possível observar a estrutura física, e seu funcionamento, a prática das professoras, sua forma de atuar em sala (com ou sem planejamento) e o relacionamento de todos/as os/as funcionários/as com os/as alunos/as. Assim, pretendemos descrever a análise das etapas vividas durante todo período de observação. Diante disto, consideramos de fundamental importância à observação e colaboração realizada durante o período de estágio, pois, sem elas, não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada em sala com a realidade das práticas pedagógicas das instituições visitadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.