Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS I E II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU

Palavra-chaves: PESQUISA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, CONEDU Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21542
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2638
    "inscrito_id" => 9641
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS I E II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU"
    "resumo" => "A Estatística como integrante do currículo da Matemática no ensino básico evidencia-se como ponto de grande valia no processo de aprendizado dos alunos, pois propicia, dentre outras competências, a capacidade de interpretação crítica de informações e dados de sua realidade cotidiana. O ensino da Estatística, assim como as pesquisas que abordem essa temática; mostram-se como um caminho legítimo a ser seguido. O presente artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de pesquisa realizada nos trabalhos publicados nos anais dos I e II CONEDU, procurando mostrar as principais colaborações dos pesquisadores acerca da temática “Ensino de Estatística”. Quando realizadas buscas nos títulos dos trabalhos, utilizando como termo indutor as palavras chave “Ensino de Estatística” ou “Ensino da Estatística”, obteve-se como resultado nenhum trabalho publicado no I CONEDU e 04 (quatro) artigos publicados no II CONEDU, sendo duas pesquisas do GT- Formação de Professores e duas do GT- Educação Matemática. Foram analisados os artigos citados. Conclui-se que, mesmo com a baixa produção encontrada, isto é, aproximadamente 0,12% do total de artigos publicados nos anais do I e II CONEDU, não se pode deixar de pontuar que é certo o caráter colaborativo dos resultados, discussões e conclusões abordados, mas também o envido de esforços para uma maior produção acerca da temática investigada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, CONEDU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9641_17082016141211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIEL JOSÉ DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "MARCIEL MONTE"
    "autor_email" => "marciel.monte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21542
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2638
    "inscrito_id" => 9641
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS I E II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU"
    "resumo" => "A Estatística como integrante do currículo da Matemática no ensino básico evidencia-se como ponto de grande valia no processo de aprendizado dos alunos, pois propicia, dentre outras competências, a capacidade de interpretação crítica de informações e dados de sua realidade cotidiana. O ensino da Estatística, assim como as pesquisas que abordem essa temática; mostram-se como um caminho legítimo a ser seguido. O presente artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de pesquisa realizada nos trabalhos publicados nos anais dos I e II CONEDU, procurando mostrar as principais colaborações dos pesquisadores acerca da temática “Ensino de Estatística”. Quando realizadas buscas nos títulos dos trabalhos, utilizando como termo indutor as palavras chave “Ensino de Estatística” ou “Ensino da Estatística”, obteve-se como resultado nenhum trabalho publicado no I CONEDU e 04 (quatro) artigos publicados no II CONEDU, sendo duas pesquisas do GT- Formação de Professores e duas do GT- Educação Matemática. Foram analisados os artigos citados. Conclui-se que, mesmo com a baixa produção encontrada, isto é, aproximadamente 0,12% do total de artigos publicados nos anais do I e II CONEDU, não se pode deixar de pontuar que é certo o caráter colaborativo dos resultados, discussões e conclusões abordados, mas também o envido de esforços para uma maior produção acerca da temática investigada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, CONEDU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID9641_17082016141211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIEL JOSÉ DO MONTE"
    "autor_nome_curto" => "MARCIEL MONTE"
    "autor_email" => "marciel.monte@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Estatística como integrante do currículo da Matemática no ensino básico evidencia-se como ponto de grande valia no processo de aprendizado dos alunos, pois propicia, dentre outras competências, a capacidade de interpretação crítica de informações e dados de sua realidade cotidiana. O ensino da Estatística, assim como as pesquisas que abordem essa temática; mostram-se como um caminho legítimo a ser seguido. O presente artigo tem o objetivo de apresentar o resultado de pesquisa realizada nos trabalhos publicados nos anais dos I e II CONEDU, procurando mostrar as principais colaborações dos pesquisadores acerca da temática “Ensino de Estatística”. Quando realizadas buscas nos títulos dos trabalhos, utilizando como termo indutor as palavras chave “Ensino de Estatística” ou “Ensino da Estatística”, obteve-se como resultado nenhum trabalho publicado no I CONEDU e 04 (quatro) artigos publicados no II CONEDU, sendo duas pesquisas do GT- Formação de Professores e duas do GT- Educação Matemática. Foram analisados os artigos citados. Conclui-se que, mesmo com a baixa produção encontrada, isto é, aproximadamente 0,12% do total de artigos publicados nos anais do I e II CONEDU, não se pode deixar de pontuar que é certo o caráter colaborativo dos resultados, discussões e conclusões abordados, mas também o envido de esforços para uma maior produção acerca da temática investigada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.