O presente artigo trata-se de um relatório de experiência observatório de estudantes do quinto período de psicologia da Faculdade Evolução, sobre a atuação do profissional de psicologia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE – da cidade de Pau dos Ferros/RN. A atividade teve como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acadêmicos, sobretudo no que diz respeito ao confronto do aporte teórico visto em sala de aula com a efetividade do mesmo na prática profissional do psicólogo. Foi pautada nas leituras antecedentes, realizadas pelo grupo acerca da APAE, a atuação dos psicólogos na instituição e a excepcionalidade dos sujeitos. As intervenções que foram observadas na APAE são voltadas para o desenvolvimento psíquico e motor dos usuários, os profissionais trabalham como estimuladores das capacidades, desenvolvendo várias atividades em grupo, para que os mesmos tenham uma interação social entre eles, com muitas dinâmicas de raciocino e também com exigências das capacidades motoras. A APAE precisa ser cada vez mais ampliada, sabemos que a demanda é grande e só vem a aumentar, o intuito da mesma é sempre promover melhoria e boas qualidades de vida no meio social daqueles usuários, buscando interações sociais, e melhoramento no convívio familiar. A prática de observação nos proporcionou uma visão crítica da atuação do profissional de psicologia e seus desafios mediante ao trabalho na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, como também uma visão de nossa formação, na qual, devemos buscar preparação para futuras atuações em contextos tão desafiadores.