SILVA, Maria Analice Pereira Da. Reflexões sobre o papel da teoria na formação do leitor. Anais ABRALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1885>. Acesso em: 21/11/2024 13:20
Ao passo que se discute teoria da literatura, discute-se também métodos, pois se entende que tanto métodos de análise literária, quanto métodos de ensino de literatura demandam reflexões teóricas e vice-versa. De antemão, registra-se que tais métodos, uma vez sistematizados teoricamente, incorrem num movimento espiralado de estudo e de ensino de literatura, extremamente rico para a discussão da forma romanesca em sala de aula de nível médio. Principalmente por essa razão, considera-se que inserir tópicos de teoria do romance nos componentes curriculares do ensino médio pode contribuir para a formação do jovem leitor, tendo-se o cuidado, sempre, de não apresentar a teoria de forma apriorística, o que, de certa maneira, já revela a orientação metodológica do professor.