Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE LOCAIS NÃO FORMAIS EM ENSINO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE BIOLOGIA NO ESPAÇO CIÊNCIA-PE.

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO, EXPERIMENTOS Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A educação não formal oferece uma prática mais ampla do processo de desenvolvimento do conhecimento dado em sala de aula, pois dá continuidade ao contexto formal. Os espaços não formais de educação consistem em qualquer atividade organizada fora do contexto formal de costume, que proporciona ao educando uma nova vivência no aprendizado. Segundo Maradino, (2014): “Esta ideia de continuidade considera a ocorrência de interações entre as modalidades e, nesse sentido, a educação informal poderia permear o espaço escolar assim como as práticas formais de educação podem ocorrer em espaços não formais”. Para o ensino da Biologia, espaços diversos têm sido utilizados para a apresentação de conceitos, quais sejam paisagens naturais, laboratórios de universidades ou centros e museus de ciência. O presente trabalho apresenta as atividades que foram desenvolvidas de novembro de 2014 à fevereiro de 2015 pelos monitores da área de Biologia no museu de Ciências Espaço Ciência. Esses monitores, futuros biólogos, atuaram como divulgadores da Ciência no Estado de Pernambuco. A metodologia aplicada por esses monitores visa à ludicidade e a interdisciplinaridade na exposição de conteúdos e, por estes meios, busca obter bons resultados no processo de ensino-aprendizagem. As atividades educacionais ofertadas de modo não-formal são tão importantes quanto as de modo formal ou informal, sendo todas complementares entre si e, em havendo uma conciliação entre os diversos tipos de educação, há um melhor resultado na elaboração de conceitos científicos pelos visitantes do museu.

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